Análise linguística integrada à leitura: contribuições para a prática docente em língua portuguesa

Palavras-chave: Análise linguística, Leitura, Ensino e aprendizagem de língua portuguesa

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir a importância da análise linguísticaintegrada ao ensino e à aprendizagem de leitura nas aulas de Língua Portuguesa no contexto de escolas de Educação Básica. As bases teórico-epistemológicas e metodológicas que sustentam este artigo são a perspectiva bakhtinianaem diálogo com estudos sociocognitivistas. A discussão decorre de uma preocupação com o tradicional trabalho de análise gramatical ainda presente em aulas de Língua Portuguesa, pautado em leituras descontextualizadas de textos, na maioria das vezes, fragmentados. Nosso propósito, desse modo, é contribuir, em alguma medida, com a prática docente no que diz respeito à análise da língua em articulação com a leitura de textos em gêneros do discurso diversos, de modo a delinear possibilidades ao trabalho escolar.

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Publicado
2019-05-06
Como Citar
Vanilde de Souza, L., D’Agostin Alano, N., & Catoia Dias, S. (2019). Análise linguística integrada à leitura: contribuições para a prática docente em língua portuguesa. Revista Linguagem & Ensino, 22(1), 39-56. https://doi.org/10.15210/rle.v22i1.16131