Perguntas argumentativas em um material didático de ensino de língua inglesa: promovendo a mobilidade internacional dos estudantes

Palavras-chave: Perguntas, Argumentação, Ensino de língua inglesa, Material didático

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar e categorizar as questões de um material didático de uma disciplina de língua inglesa (RICHTER, 2015), de acordo com as categorias criadas por Ninin (2013). O material foi desenvolvido para a disciplina “Inglês na área de Ciências de Computação” em uma universidade federal do nordeste do Brasil. Neste projeto, discutimos como as perguntas usadas no material oferecem aos alunos oportunidades de se tornarem profissionais que agem de forma argumentativa e revisam seus próprios pontos de vista na pesquisa que desenvolveram durante o curso e fora da sala de aula. O material, desenvolvido pela pesquisadora, tem como foco a participação de estudantes em eventos acadêmicos internacionais. Fundamentado na Teoria da Atividade Sócio-Histórico-Cultural (TASHC) (VYGOTSKY, 1934/2007; LEONTIEV, 1977/1997; ENGESTRÖM, 1987/1999), este artigo baseia-se na Pesquisa Crítico-Colaborativa (PCCol) e é fundamentalmente enraizado na Linguística Aplicada (LA) por este ser um estudo da linguagem no âmbito acadêmico que promove mudanças nos papéis sociais. As questões utilizadas no material didático (RICHTER, 2015) foram analisadas segundo categorias como: forma, tipo, natureza, condução temática e estrutura (NININ, 2013). Três versões do mesmo resumo escrito por alunos também foram examinadas para verificar como as questões do material didático impactaram na escrita dos alunos. A análise dos dados sugeriu que a pergunta, quando bem elaborada, pode contribuir para a argumentação, para a exposição de pontos de vista, bem como para a expansão dialógica do conhecimento na escrita dos alunos. Além disso, a escolha de perguntas pode encorajar os alunos a participar da organização dialética do texto. (NININ, 2013).

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Publicado
2019-05-06
Como Citar
Richter, C., Larré, J., & Damianovic, M. C. (2019). Perguntas argumentativas em um material didático de ensino de língua inglesa: promovendo a mobilidade internacional dos estudantes. Revista Linguagem & Ensino, 22(1), 130-148. https://doi.org/10.15210/rle.v22i1.16135