Aprendizagem de línguas como sistema adaptativo complexo: análise de narrativas e proposta de intervenção
Resumo
Recentemente tem-se afirmado o entendimento do processo de aprendizagem de línguas como um sistema adaptativo complexo (LARSEN-FREEMAN, 1997; LARSEN-FREEMAN; CAMERON, 2008; PAIVA; NASCIMENTO, 2009; MAGNO E SILVA; BORGES, 2016). Narrativas de aprendizagem têm sido usadas como importantes fontes de conhecimento sobre como isso se dá. Este artigo discute situações ocorridas em dois processos de aprendizagem que os caracterizam como esse tipo de sistema, apontando algumas intervenções que poderiam ser sido realizadas para alterar seu curso. O texto começa com uma revisão teórica sobre o paradigma da complexidade e sobre o ensino-aprendizagem de línguas, seguida de uma análise de duas narrativas de aprendizagem de línguas das quais emerge uma proposta de intervenção que pode ser utilizada pelos professores (ou outros agentes) em situações análogas com o intuito de dinamizar o sistema de aprendizagem de seus estudantes.Downloads
Referências
BORGES, Elaine Ferreira do Vale; MAGNO E SILVA, Walkyria. Introdução. Entrelaçamento de temas na compreensão de sistemas caóticos. In: MAGNO E SILVA, Walkyria; BORGES, Elaine (Orgs.) Complexidade em ambientes de ensino e de aprendizagem de línguas adicionais. Curitiba: CRV, 2016. p. 19-23.
CRUZ, Giêdra Ferreira. Narrativas de aprendizagem como recurso didático: (re)conhecendo alunos com suas histórias de vida. Revista de Letras, v. 7, n. 2, p. 287-302, 2015.
DE BOT, Kees. Introduction: second language development as a dynamic process. The Modern Language Journal, v. 92, n. 2, p. 166-178, 2008. https://doi.org/10.1111/j.1540-4781.2008.00712.x
DÖRNYEI, Zóltan. Motivação em Ação: Buscando uma conceituação processual da motivação em alunos. In: BARCELOS, Ana Maria Ferreira. (Org.) Linguística Aplicada: Reflexões sobre ensino e aprendizagem de língua materna e língua estrangeira. Campinas: Pontes, 2000-2011. P. 199-236.
KUMARAVADIVELU, Balasubramanian. Understanding Language Teaching: from method to Postmethod. Mahwah, New Jersey: Lawrence Erlbaum, 2006.
LARSEN-FREEMAN, Diane. Chaos / complexity science and second language acquisition. Applied Linguistics, v. 18, n. 2, p. 142-152, 1997. https://doi.org/10.1093/applin/18.2.141
LARSEN-FREEMAN, Diane. Having and doing: Learning from a complexity theory perspective. In: SEEDHOUSE, Paul; WALSH, Steve; JENKS, Chris (Eds.). Conceptualising learning in applied linguistics. Houndmills: Palgrave Macmillan. p. 52-68, 2010.
https://doi.org/10.1057/9780230289772_4
LARSEN-FREEMAN, Diane. Complexity Theory: The lessons continue. In: ORTEGA, Lourdes; HAN, ZhaoHong. Eds. Complexity Theory and Language Development. In celebration of Diane Larsen-Freeman. Amsterdam: John Benjamins, 2017. p. 11-50.
https://doi.org/10.1075/lllt.48.02lar
LARSEN-FREEMAN, Diane; CAMERON, Lyn. Research methodology on language development from a complex systems perspective. The Modern Language Journal, v. 92, n. 2, p. 200-213, 2008. https://doi.org/10.1111/j.1540-4781.2008.00714.x
LIEBLICH, Amia; TUVAL-MASHIACH, Rivka; ZILBER, Tamar. Narrative research: reading, analysis and interpretation. Nova Deli: Sage, 1998. https://doi.org/10.4135/9781412985253
MAGNO E SILVA, Walkyria. Conselheiros linguageiros como potenciais perturbadores de suas próprias trajetórias no sistema de aprendizagem. In: MAGNO E SILVA, Walkyria; BORGES, Elaine Ferreira do Vale. (Orgs.). Complexidade em ambientes de ensino e de aprendizagem de línguas adicionais. Curitiba: CRV, 2016. p. 199-220.
https://doi.org/10.24824/978854441014.1
OPITZ, Conny. Language destabilization and (re-)learning from a Complexity Theory perspective. Timescales and patterns across four studies. In: ORTEGA, Lourdes; HAN, ZhaoHong (Eds.). Complexity Theory and Language Development. In celebration of Diane Larsen-Freeman. Amsterdam: John Benjamins, 2017. p. 163-189. https://doi.org/10.1075/lllt.48.09opi
ORTEGA, Lourdes; HAN, ZhaoHong (Eds.) Complexity Theory and Language Development. In celebration of Diane Larsen-Freeman. Amsterdam: John Benjamins, 2017. https://doi.org/10.1075/lllt.48
PAIVA, Vera Lucia Menezes de Oliveira e. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 8, n. 2. Belo Horizonte, 2008. https://doi.org/10.1590/S1984-63982008000200004
PAIVA, Vera Lucia Menezes de Oliveira e. Modelo fractal de aquisição de línguas. In: BRUNO, Fátima Cabral (Org.) Reflexão e prática em ensino/aprendizagem de língua estrangeira. São Paulo: Editora Clara Luz, 2005. p. 23-36.
PAIVA, Vera Lúcia; NASCIMENTO, Milton. (Orgs.) Sistemas adaptativos complexos: lingua(gem) e aprendizagem. Belo Horizonte: Faculdade de Letras/FAPEMIG, 2009.
PRABHU, Nagore S. Second language pedagogy. Oxford: Oxford University Press, 1987.
PRABHU, Nagore S. Ensinar é, no máximo, esperar que o melhor aconteça. Tradução de Luciene M. Garbuglio Castello Branco e Maristela M. Kondo Claus. In: Horizontes de Linguística Aplicada. Brasília: Editora Universidade de Brasília. Ano 2. p. 83-91, 2003.
SANTOS, Eduardo; MAGNO E SILVA, Walkyria. O efeito do aconselhamento linguageiro na trajetória de aprendizagem de uma estudante de inglês. In: MAGNO E SILVA; Walkyria; BORGES, Elaine Ferreira do Vale. Complexidade em ambientes de ensino e de aprendizagem de línguas adicionais. Curitiba: CRV, 2016. p. 139-158. https://doi.org/10.24824/978854441014.1
SILVA, Valdir. A Dinâmica Caleidoscópica do Processo de Aprendizagem Colaborativa no Contexto Virtual: um Estudo na Perspectiva da Complexidade/Caos. 2008. 237 f. (Doutorado em Linguística Aplicada). Faculdade de Letras. Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2008.
VAN LIER, Leo. From Input to Affordance: social-interactive learning from an ecological perspective. In.: LANTOLF, James P. (ed.) Sociocultural Theory and Second Language Learning. Oxford: Oxford University Press, 2000. p. 245-259.
VIANINI, Caroline. Agência humana como um sistema adaptativo complexo: compreendendo o ensino de língua inglesa na escola pública e particular. ReVEL, v. 14, n. 27, 2016.