Uma Proposta de matriz de avaliação de jogos digitais para o ensino-aprendizagem-uso de língua adicional

  • Kyria Rebeca Finardi Universidade Federal do Espírito Santo - Ufes http://orcid.org/0000-0001-7983-2165
  • Gicele Vergine Vieira Instituto Federal Catarinense
  • Roberta Gomes Leão Universidade Federal do Espírito Santo - UFES
Palavras-chave: matriz de avaliação, jogos digitais, ensino-aprendizado-uso de L2

Resumo

Este estudo partiu do pressuposto de que a incorporação de tecnologias na educação tem que ser associada a práticas pedagógicas que efetivamente favoreçam o aprendizado para propor uma matriz de avaliação de jogos para o ensino-aprendizado-uso de L. Onze parâmetros foram propostos e testados por meio de um levantamento de jogos digitais disponíveis online. O estudo foi conduzido em duas etapas: a primeira preocupou-se com a proposição da matriz e a segunda com a testagem dos parâmetros propostos por ela. Os resultados do estudo sugerem que a matriz proposta representa um auxílio relevante para professores, aprendizes e usuários de L2 uma vez que reflete pressupostos importantes que subjazem a aquisição e o uso de uma L2, bem como fornece subsídios para seleção de aplicativos que atendam aos objetivos educacionais almejados.

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Biografia do Autor

Kyria Rebeca Finardi, Universidade Federal do Espírito Santo - Ufes
Doutora e Pós doutora em Linguística Aplicada em Inglês, professora do Departamento de Linguagens, Cultura e Educação e dos Programas de Pós Graduação de Linguística (PPGEL) e Educação (PPGE) da Universidade Federal do Espírito Santo
Gicele Vergine Vieira, Instituto Federal Catarinense
Professora do Instituto Federal Catarinense
Roberta Gomes Leão, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES
Mestranda do PPGE/UFES

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Publicado
2019-12-23
Como Citar
Rebeca Finardi, K., Vergine Vieira, G., & Gomes Leão, R. (2019). Uma Proposta de matriz de avaliação de jogos digitais para o ensino-aprendizagem-uso de língua adicional. Revista Linguagem & Ensino, 22(4), 1174-1198. https://doi.org/10.15210/rle.v22i4.16288
Seção
Artigos