El Mundo Hispano Sin Fronteras: uma proposta de curso Mooc Gamificado

  • Guilmer Brito Silva Universidade Federal de Alagoas
  • Luis Paulo Leopoldo Mercado Universidade Federal de Alagoas
  • Delia Hilda Ortiz
Palavras-chave: MOOC, Gamificação, Design pedagógico, Língua Espanhola

Resumo

O Massive Open Online Course (MOOC) se apresenta como uma ferramenta valiosa na educação não formal, nas áreas de formação continuada e educação aberta, contribuindo para a democratização e disseminação de conhecimentos e favorecendo a aprendizagem. A construção de MOOC utilizando a gamificação por meio de um ambiente desafiador e motivante favorece ao maior engajamento dos participantes, colaborando com uma maior interação dos alunos com os materiais didáticos e atividades do curso. Este artigo relata aelaboração de cursos online abertos e massivos, utilizando a gamificação. Para isso, foi realizado um levantamento epistemológico sobre a temática dos MOOCs e da gamificação. Foi construído e ofertado um curso MOOC para o ensino de língua estrangeira (espanhol) visando a validação da proposta. Após a realização do curso e análise dos dados, concluiu-se que as aplicabilidades e potencialidades da gamificação são importantes para melhorar algumas fragilidades e especificidades de cursos MOOCs.

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Publicado
2019-12-23
Como Citar
Brito Silva, G., Paulo Leopoldo Mercado, L., & Hilda Ortiz, D. (2019). El Mundo Hispano Sin Fronteras: uma proposta de curso Mooc Gamificado. Revista Linguagem & Ensino, 22(4), 1114-1135. https://doi.org/10.15210/rle.v22i4.16447
Seção
Artigos