Gamificação e aprendizagem de vocabulário em L2: a vocabox experience no programa Idiomas sem Fronteira
Palavras-chave:
Gamificação, Aprendizagem de vocabulário em L2, Vocabox experience, Idiomas sem fronteiras
Resumo
Este estudo investigou uma intervenção gamificada de ensino de vocabulário, chamada de Vocabox Experience, que foi implementada no contexto do programa Idiomas sem Fronteiras (IsF). A pesquisa foi desenvolvida de forma colaborativa entre os professores e coordenadores do IsF, com dados sendo coletados com 32 alunos pelos doze professores de inglês e um coordenador. Os dados foram coletados por meio de uma grade de observação durante as aulas e duas sessões de discussão focal, uma com os alunos e uma com os professores que implementaram os jogos em suas aulas. Os resultados qualitativos indicam que professores e alunos vêem a Vocabox Experience como uma oportunidade significativa de aprendizado, embora os professores tendam a ver o aprendizado como um aspecto mais amplo, enquanto os alunos tendem a vê-lo mais como a memorização de novas palavras. Os dados quantitativos mostram que os professores preferiram usar os jogos de vocabulário como warm up em suas aulas e equilibram os elementos de competição e colaboração ao planejar e executar os jogos. Quanto aos alunos, eles mostraram mais sinais de engajamento do que desengajamento, em geral.Downloads
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Publicado
2019-12-23
Como Citar
Weissheimer, J., Geizy Marques de Souza, J., Pedro Lobo Antunes, J., & Silva de Souza Filho, N. (2019). Gamificação e aprendizagem de vocabulário em L2: a vocabox experience no programa Idiomas sem Fronteira. Revista Linguagem & Ensino, 22(4), 1136-1154. https://doi.org/10.15210/rle.v22i4.16453
Seção
Artigos
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