Experiências de aprendizes de inglês da educação superior com o Kahoot: a colaboração e a multimodalidade em jogo

Palavras-chave: Multiletramentos, colaboração, Kahoot, aprendizagem de línguas

Resumo

Neste texto, relatamos uma experiência de ensino-aprendizagem de língua inglesa com o uso do Kahoot, numa perspectiva que alia a pedagogia dos multiletramentos (COPE; KALANTZIS, 2000, 2009; KRESS, 2010; LEMKE, 2010; PAESANI; ALLEN; DUPUY, 2016; ROJO, 2012) à aprendizagem colaborativa (DONATO; MCCORMICK, 1994; FIGUEIREDO, 2005, 2006, 2015, 2019; LANTOLF; APPEL, 1994). Tal investigação se justifica pelo fato de que é preciso saber lidar com as constantes mudanças contemporâneas relativas às práticas multiculturais suscitadas pela globalização, bem como às linguagens multimodais proporcionadas pelos avanços tecnológicos. Este estudo de caso foi realizado em um contexto de educação superior com sete participantes que estavam cursando Letras-Inglês no primeiro semestre de 2018. Os dados apresentados provêm da descrição da atividade, das respostas dos participantes a questionários e das narrativas de aprendizagem escritas por eles. Como resultados destacam-se, principalmente, a promoção de práticas de leitura de textos multimodais e o desenvolvimento do diálogo colaborativo.

Biografia do Autor

Fernanda Franco Tiraboschi, Universidade Federal de Goiás - UFG
Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal de Goiás (UFG)
Laryssa Paulino de Queiroz Sousa, Universidade Federal de Goiás
Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal de Goiás (UFG)
Francisco José Quaresmade Figueiredo, Universidade Federal de Goiás - UFG
Francisco José Quaresma de Figueiredo é Professor Titular de Língua Inglesa na Universidade Federal de Goiás. É graduado em Letras Português Inglês pela Universidade Federal de Goiás, mestre em Linguística pela Universidade Federal de Goiás, doutor e pós-doutor em Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Minas Gerais. Tem vasta publicação na área de Linguística Aplicada, com ênfase em erro e correção, aprendizagem colaborativa e telecolaborativa e teoria sociocultural. Atualmente, é Diretor de Relações Internacionais da Universidade Federal de Goiás.  
Neuda Alves do Lago, Universidade Federal de Goiás - UFG
Neuda possui Licenciatura em Letras Português e Inglês (1997), Mestrado em Letras (2002), com dissertação defendida na área de Lingüística Aplicada: ensino de inglês como Língua Estrangeira, Doutorado em Letras pela Universidade Federal de Goiás (2007), com tese defendida na área de Lingüística Aplicada: ensino de Literaturas de Língua Inglesa, e curso de aperfeiçoamento em Literary Criticism - Critical Reading pela University of Oxford (2017). Atualmente, é professora Associada da Faculdade de Letras, docente regular no Mestrado e Doutorado em Letras e Linguística, docente regular no Mestrado em Educação, e docente colaboradora no Mestrado em Agronomia, na Universidade Federal de Goiás.

Referências

AGUILAR, M. J. C. Dealing with intercultural communicative competence in the foreign language classroom. In: SOLER, E. A.; SAFONT JORDA, M. P. (Org.). Intercultural language learning and language use. Dordrecht, The Netherlands: Springer, 2007. p. 58-78.

BENSON, P. The philosophy and politics of learner autonomy. In: BENSON, P.; VOLLER, P. (Org.). Autonomy and independence in language learning. London: Longman, 1997. p. 18-34.

COPE, B.; KALANTZIS, M. Multiliteracies: Literacy learning and the design of social futures. London: Routledge, 2000.

COPE, B.; KALANTZIS, M. Multiliteracies: New literacies, new learning. Pedagogies: An International Journal, Nanyang Walk, v. 4, n. 3, p. 164-195, 2009.

DIAS, R. WebQuests: tecnologias, multiletramentos e a formação do professor de inglês para a era do ciberespaço. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 12, n. 1, p. 861-881, 2012.

DICKINSON, L. Learner autonomy: what, why and how? In: Leffa, V. J. (Ed.). Autonomy in Language Learning. Porto Alegre: UFRGS, 1994. p. 2-12.

DONATO, R. Collective scaffolding in second language learning. In: LANTOLF, J. P.; APPEL, G. (Eds.). Vygotskian approaches to second language learning. Norwood, N. J.: Ablex Publishing Company, 1994. p. 33-56.

DONATO, R.; MCCORMICK, D. A. A sociocultural perspective on language learning Strategies: The role of mediation. The Modem Language Journal, v. 78, n. 4, p. 453-464, 1994.

ELLIS, R. Second language acquisition. Oxford University Press, 2009.

FIGUEIREDO, F. J. Q. Semeando a interação: a revisão dialógica de textos escritos em língua estrangeira. Goiânia: Ed. UFG, 2005.

FIGUEIREDO, F. J. Q. A aprendizagem colaborativa de línguas: algumas considerações conceituais e terminológicas. In: FIGUEIREDO, F. J. Q. (Org.). A aprendizagem colaborativa de línguas. Goiânia: Ed. da UFG, 2006. p. 11-45.

FIGUEIREDO, F. J. Q. Aprendendo com os erros: uma perspectiva comunicativa de ensino de línguas. 3. ed. Goiânia: Editora UFG, 2015.

FIGUEIREDO, F. J. Q. Vygotsky: a interação no ensino/aprendizagem de línguas. São Paulo: Parábola, 2019.

FREEMAN, D.; JOHNSON, K. E. Reconceptualizing the knowledge-base of language teacher education. TESOL Quartely, v. 32, n. 3, p. 397-417, 1998.

HALL, J. K. Classroom interaction and language learning. Ilha do Desterro, Florianópolis, n. 41, p. 17-39, 2001.

KARSENTI, T. Artificial intelligence in education: the urgent need to prepare teachers for tomorrow’s schools. Formation et profession, v. 27, n. 1, p. 105-111, 2019.

KESSLER, G; HUBBARD, P. Language teacher education and technology. In: CHAPELLE, C. A; SAURO, S. The handbook of technology and second language teaching and learning. Nova Jersey: John Wiley & Sons, 2017.

KRESS, G. Multimodality: A social semiotic approach to contemporary communication. London: Routledge, 2010.

LAGO, N. A. Um olhar pelos recônditos: fatores afetivos e aprendizagem de línguas estrangeiras. In: CRUZ, N. C.; PINHEIRO-MARIZ, J. (Org.). Ensino de línguas estrangeiras: contribuições teóricas e de pesquisa. Campina Grande: EDUFCG, 2011. p. 11-36.

LANKSHEAR, C.; SNYDER, I.; GREEN, B. Teachers and technoliteracy: Managing literacy, technology and learning in schools. St. Leonards: Allen & Unwin, 2000.

LANTOLF, J. P.; APPEL, G. Theoretical framework: An introduction to Vygotskian approaches to second language research. In: LANTOLF, J. P.; APPEL, G. (Org.). Vygotskian approaches to second language research. New Jersey: Ablex Publishing Corporation, 1994. p. 1-32.

LEMKE, J. L. Letramento metamidiático: transformando significados e mídias. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, v. 2, n. 49, p. 455-479, 2010.

LENHARO, R. I.; CRISTOVÃO, V. L. Multiletramentos no ensino de língua inglesa em um contexto de vulnerabilidade social. Revista Linguagem & Ensino, Pelotas, v. 21, n. 1, p. 367-402, 2018.

LICORISH, S. A. et al. “Go Kahoot”: Enriching classroom engagement, motivation and learning experience with games. In: Proceedings of the International Conference on Computers in Education, 25, 2017. Anais... New Zealand: Asia Pacific Society for Computers in Education, 2017. p. 755-764. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/322150947_Go_Kahoot_Enriching_Classroom_Engagement_Motivation_and_Learning_Experience_with_Games>. Acesso em: 12 mai. 2018.

LIMA, M. D. S.; COSTA, P. S. C. A tarefa colaborativa como estímulo a negociação, correção e aprendizagem de línguas. In: Congresso Latino Americano sobre Formação de Professores de Línguas (CLAFPL), 1, 2007. Anais...Porto Alegre: Pós-graduação em Letras e Linguística da UFSC, 2007. p. 598-606.

MISSAGIA, E. V.; GUERRA, D. C. S. O uso da plataforma Kahoot como complemento do gênero Exposição Oral. In: Simpósio Ibero-Americano de Tecnologias Educacionais, 2, 2018. Anais... Araranguá: Centro de Ciências, Tecnologias e Saúde da UFSC – Campus Araranguá, 2018. p. 383-391. Disponível em: <https://publicacoes.rexlab.ufsc.br/index.php/sited/article/view/433>. Acesso em: 06 jul. 2018.

NEW LONDON GROUP. A pedagogy of multiliteracies: Designing social futures. Harvard Educational Review, v. 66, n. 1, p. 60-92, 1996.

NÓVOA, A. Nota de abertura. In: BARBOSA, M. V. et al. (Org.). A boniteza de ensinar e a identidade do professor na contemporaneidade. Campinas: Mercado de Letras, 2015. p. 11-16.

NUNAN, D. Research methods in language teaching. Cambridge: Cambridge University Press, 1992.

PAESANI, K.; ALLEN, H. W.; DUPUY, B. A multiliteracies framework for collegiate foreign language teaching. Upper Saddle River, NJ: Pearson, 2016.

PAIVA, V. L. M. O. A WWW e o ensino de inglês. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 1, n. 1, p. 93 -116, 2001.

PÉREZ SERRANO, G. El técnicas de investigación en educación social: perspectiva etnográfica. In: PÉREZ SERRANO, G. Investigación cualitativa. Retos e interrogantes: II. Técnicas y Análisis de Datos. Madrid: La Muralla, 1998. p. 13-70.

PILLAY, A. Embracing multiliteracy for teaching and learning in higher education. South African Journal of Higher Education, v. 24, n. 5, p. 771-781, 2010.

ROJO, R. H. R. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola, 2009.

ROJO, R. H. R. Pedagogia dos multiletramentos: diversidade cultural e de linguagens na escola. In: ROJO, R. H. R.; MOURA, E. (Org.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012. p. 11-32.

SCARCELLA, R. C.; OXFORD, R. L. The tapestry of language learning. Boston: Heinle & Heinle Publishers, 1992.

SWAIN, M. Three functions of output in second language learning. In: COOK, G.; SEIDLHOFER, B. (Ed.). Principle & practice in applied linguistics. Oxford: Oxford University Press, 1995. p. 125-144.

SWAIN, M. The output hypothesis and beyond: Mediating acquisition through collaborative dialogue. In: LANTOLF, J. (Ed.). Sociocultural theory and second language learning. Oxford: Oxford University Press, 2000. p. 97-114.

VALLIM, M. A. G.; GOMES, S. T.; FISCHER, C. R. Vivenciando inglês com Kahoot. The ESPecialist: Descrição, Ensino e Aprendizagem, São Paulo, v. 38, n. 1, p. 1-18, jan-jul. 2017.

VURDIEN, R. Videoconferencing: developing students’ communicative competence. Journal of Foreign Language Education and Technology, v. 4, n. 2, p. 269-298, 2019.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

WARNER, C.; DUPUY, B. C. Moving toward multiliteracies in foreign language teaching: past and present perspectives... and beyond. Foreign Language Annals - American Council on the Teaching of Foreign Languages, 2018. p. 1-13.

WARNER, C.; RICHARDSON, D. Beyond participation: symbolic struggles with(in) digital social media in the L2 classroom. In: DUBREIL, S.; THORNE, S. (Ed.). Engaging the world: social pedagogies and language learning. Boston: Cengage, 2017. p. 199-226.

WARSCHAUER, M. Computer assisted language learning: An introduction. In: FOTOS, S. (Ed.). Multimedia language teaching. Tokyo: Logos International, 1996. p. 3-20.

WELLS, G. Dialogic inquiry: Towards a sociocultural practice and theory of education. Cambridge: Cambridge University Press, 1999.

WOOD, D.; BRUNER, J. S.; ROSS, G. The role of tutoring in problem solving. Journal of Child Psychology and Psychiatry, v. 17, p. 89-100, 1976.

Publicado
2019-12-23
Como Citar
Franco Tiraboschi, F., Sousa, L. P. de Q., José Quaresmade Figueiredo, F., & Alves do Lago, N. (2019). Experiências de aprendizes de inglês da educação superior com o Kahoot: a colaboração e a multimodalidade em jogo. Revista Linguagem & Ensino, 22(4), 1089-1113. https://doi.org/10.15210/rle.v22i4.16461
Seção
Artigos