A Gamificação e o ensino/aprendizagem de segunda língua: um olhar investigativo sobre o Duolingo

Palavras-chave: Ensino/aprendizagem de segunda língua, Ensino online aberto, Gamificação, Tecnologias digitais

Resumo

Este estudo aborda como ocorre o ensino/aprendizagem de segunda língua – por meio da educação online aberta – procurando-se responder se é possível aprender uma língua adicional e “como” isso acontece, tendo como viés o uso de tecnologias digitais e a gamificação do ensino. O objetivo foi alcançado por meio de um estudo qualitativo sobre o curso/aplicativo Duolingo­ – que se propõe a ensinar línguas utilizando características de gamificação. O artigo se baseia em uma pesquisa qualitativa para a qual foram selecionados participantes adultos – falantes nativos de língua portuguesa, que não tiveram instrução formal da língua-alvo –, que fizeram testes de nivelamento comparativos (iniciais e finais), com o propósito de averiguar a aprendizagem. Também foram agregados outros meios digitais de educação aberta, disponíveis para prática, interação, aperfeiçoamento e desenvolvimento de competência linguística.

Biografia do Autor

Cláudio Ricardo Corrêa, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ
Doutorando em Letras (Linguística) - Programa de Pós-Graduação em Letras - UERJ. Mestre em Linguística - Programa de Pós-Graduação em Letras - UERJ (2016-2018). Atua como pesquisador investigando os seguintes temas: uso de tecnologias digitais para a aprendizagem de línguas adicionais, aprendizagem ubíqua, cibercultura, multiletramentos, gamificação, autonomia e autodidatismo no processo de aquisição linguística. Participa do grupo de pesquisa CNPq: EAL - Ensino e aprendizagem de línguas: abordagens, metodologias e tecnologias e do projeto de extensão CEALD - Colaboração, Estratégias de Aprendizagem e Letramento Digital: O Desafio da Equidade na Formação de Professores de Línguas. É graduado em Comunicação Social (Jornalismo) - Faculdades Integradas Hélio Alonso (1988) e licenciado em Língua Portuguesa - AVM - Instituto A Vez do Mestre/Cândido Mendes (2013)

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Publicado
2019-12-23
Como Citar
Ricardo Corrêa, C. (2019). A Gamificação e o ensino/aprendizagem de segunda língua: um olhar investigativo sobre o Duolingo. Revista Linguagem & Ensino, 22(4), 1020-1039. https://doi.org/10.15210/rle.v22i4.16471
Seção
Artigos