Elementos de gamificação presentes em Livros Literários Infantis digitais interativos em formato de Aplicativo (LLIA): análise de práticas multiletradas na formação de leitores

Palavras-chave: Children's literature, Interactive digital books, Multiliteracies, Gamification.

Resumo

O presente estudo tem como objetivo analisar as práticas multiletradas mobilizadas pelos elementos de gamificação presentes em Livros Literários Infantis digitais interativos em formato de Aplicativos (LLIA) que contribuem para a formação do leitor literário na infância. Para tanto, delimitou-se como corpus de pesquisa LLIA finalistas do BolognaRagazzi Digital Award (Itália) no ano de 2016 e do Prêmio Jabuti (Brasil) na categoria “Infantil Digital” nos anos de 2015, 2016 e 2017. Trata-se de pesquisa qualitativo-interpretativista, cujo arcabouço teórico-metodológico ancora-se nos estudos dos multiletramentos, da literatura infantil digital, da gamificação, entre outros. Identificou-se que na relação entre as narrativas dos LLIA e os elementos de gamificação, estes contribuem para deixar os enredos mais emocionantes, pois os roteiros das histórias contemplam níveis progressivos, desafios, missões, busca por recompensas e retroalimentações, que possibilitam maior integração dos conteúdos com o imaginário do leitor, oportunizando que este imponha o seu ritmo de leitura.

Biografia do Autor

Paulo Henrique Machado, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR
Mestre em Estudos de Linguagens pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus Curitiba, PR, Brasil. Bacharel em Gestão da Informação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Gestor da informação na Prefeitura Municipal de Curitiba. E-mail: phenrique14@yahoo.com.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6459-7526
Maria de Lourdes Rossi Remenche, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR
Doutora em Linguística pela Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade de São Paulo (USP). Docente do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens (PPGEL) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus Curitiba, PR, Brasil. E-mail: mremenche@utfpr.edu.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3283-9890

Referências

ASSE, Roberta. A trilha. São Paulo: Editora Peirópolis, 2014. Book app.

CEZAROTTO, Matheus Araújo; BATTAIOLA, André Luiz. Avaliação de jogabilidade em jogos para crianças com discalculia: proposta de heurísticas. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE ERGONOMIA E USABILIDADE DE INTERFACES HUMANO TECNOLÓGICA, 16., 2017, Florianópolis. Anais... Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2017.

COPE, Bill; KALANTZIS, Mary. New media, new learning. In: COLE, David R.; PULEN, Darren L. (Ed.). Multiliteracies in motion: current theory and practice. New York: Routledge, 2010. p. 87-104.

CORRERO, Cristina; REAL, Neus. Panorámica de la literatura digital para la educación infantil. Textura, Canoas, n. 32, p. 224-244, set./dez. 2014.

COSSON, Rildo. Círculos de leitura e letramento literário. São Paulo: Contexto, 2014.

FARDO, Marcelo Luis. A gamificação aplicada em ambientes de aprendizagem. Renote - Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 11, n. 1, p. 1-9, jan./jul. 2013.

GARCÍA-RODRÍGUEZ, Araceli; GÓMEZ-DÍAS, Raquel. Lectura digital infantil: dispositivos, aplicaciones y contenidos. Barcelona: Editorial UOC, 2016.

HAYLES, N. Katherine. Literatura eletrônica: novos horizontes para o literário. São Paulo: Global; Passo Fundo: UPF Editora, 2009.

HELLE, Merete Pryds; SLOCINSKA, Kamila. Wuwu & Co.: a magical picture book. Copenhague: Step in Books, 2015. Book app.

JOUVE, Vincent. A leitura. São Paulo: Editora UNESP, 2002.

KAPP, Karl M. The gamification of learning and instruction: game-based methods and strategies for training and education. San Francisco: Pfeiffer, 2012.

KIRCHOF, Edgar Roberto. O desaparecimento do autor nas tramas da literatura digital: uma reflexão foucaultiana. Signo, Santa Cruz do Sul, v. 34, n. 56, p. 47-63, jan./jun. 2009.

KRESS, Gunther R. Multimodality: a social semiotic approach to contemporary communication. New York; London: Routledge, 2010.

KRESS, Gunther R.; VAN LEEUWEN, Theo. Reading images: the grammar of visual design. New York: Routledge, 1996.

LEFFA, Vilson J.; MARZARI, Gabriela Q. Design da página interativa na perspectiva da semiótica social. Linguagem em (Dis)curso, Tubarão, v. 12, n. 2, p. 495-516, maio/ago. 2012.

MASSI, Augusto; KONDO, Daniel. Monstros do cinema. São Paulo: Editora SESI-SP, 2016. Book app.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. Ciência, técnica e arte: o desafio da pesquisa social. In: _____. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 19. ed. Petrópolis: Vozes, 2001. p. 9-30.

MOITA LOPES, Luiz Paulo da. Oficina de linguística aplicada: a natureza social e educacional dos processos de ensino/aprendizagem de línguas. Campinas: Mercado de Letras, 1996.

NIEMANN, Christoph. Chomp. [S.l.]: Fox & Sheep, 2016. Book app.

NOSY CROW. Goldilocks and Little Bear. Ilustrações de Ed Bryan. Londres: Nosy Crow, 2015. Book app.

PEREIRA, Thales Estefani. Storytelling em e-picturebooks e implicações cognitivas. 2017. 129 f. Dissertação (Mestrado em Artes, Cultura e Linguagens) – Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2017.

ROJO, Roxane. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

SERAFINI, Frank; KACHORSKY, Danielle; AGUILERA, Earl. Picturebooks 2.0: transmedial features across narrative platforms. Journal of Children’s Literature, v. 41, n. 2, p. 16–24, mar./jun. 2015.

SERAFINI, Frank; KACHORSKY, Danielle; AGUILERA, Earl. Picture books in the digital age. The Reading Teacher, v. 69, n. 5, p. 509-512, mar./abr. 2016.

SARGEANT, Betty. What is an ebook? What is a Book App? And why should we care? An analysis of contemporary digital picture books. Children’s Literature in Education, v. 46, n. 4, p. 454-466, dez. 2015.

TURRIÓN, Celia. Narrativa infantil y juvenil digital: ¿Qué ofrecen las nuevas formas al lector literario? 2014. 550 f. Tese (Doutorado em Didática da Língua e da Literatura) – Faculdade de Ciências da Educação, Universidade Autônoma de Barcelona. Barcelona, 2014.

YOKOTA, Junko; TEALE, William H. Picture books and the digital world: educators making informed choices. The Reading Teacher, v. 67, n. 8, p. 577-585, 2014.

ZAJĄC, Michał. Book apps for younger children: between a book and a computer game. Ars Educandi, Varsóvia, n. 10, p. 63-70, dez. 2013.

ZIRALDO. Flicts. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2014. Book app.

Publicado
2019-12-23
Como Citar
Henrique Machado, P., & de Lourdes Rossi Remenche, M. (2019). Elementos de gamificação presentes em Livros Literários Infantis digitais interativos em formato de Aplicativo (LLIA): análise de práticas multiletradas na formação de leitores. Revista Linguagem & Ensino, 22(4), 982-1001. https://doi.org/10.15210/rle.v22i4.16473
Seção
Artigos