Elementos de gamificação presentes em Livros Literários Infantis digitais interativos em formato de Aplicativo (LLIA): análise de práticas multiletradas na formação de leitores

Palavras-chave: Children's literature, Interactive digital books, Multiliteracies, Gamification.

Resumo

O presente estudo tem como objetivo analisar as práticas multiletradas mobilizadas pelos elementos de gamificação presentes em Livros Literários Infantis digitais interativos em formato de Aplicativos (LLIA) que contribuem para a formação do leitor literário na infância. Para tanto, delimitou-se como corpus de pesquisa LLIA finalistas do BolognaRagazzi Digital Award (Itália) no ano de 2016 e do Prêmio Jabuti (Brasil) na categoria “Infantil Digital” nos anos de 2015, 2016 e 2017. Trata-se de pesquisa qualitativo-interpretativista, cujo arcabouço teórico-metodológico ancora-se nos estudos dos multiletramentos, da literatura infantil digital, da gamificação, entre outros. Identificou-se que na relação entre as narrativas dos LLIA e os elementos de gamificação, estes contribuem para deixar os enredos mais emocionantes, pois os roteiros das histórias contemplam níveis progressivos, desafios, missões, busca por recompensas e retroalimentações, que possibilitam maior integração dos conteúdos com o imaginário do leitor, oportunizando que este imponha o seu ritmo de leitura.

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Biografia do Autor

Paulo Henrique Machado, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR
Mestre em Estudos de Linguagens pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus Curitiba, PR, Brasil. Bacharel em Gestão da Informação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Gestor da informação na Prefeitura Municipal de Curitiba. E-mail: phenrique14@yahoo.com.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6459-7526
Maria de Lourdes Rossi Remenche, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR
Doutora em Linguística pela Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade de São Paulo (USP). Docente do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens (PPGEL) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus Curitiba, PR, Brasil. E-mail: mremenche@utfpr.edu.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3283-9890

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Publicado
2019-12-23
Como Citar
Henrique Machado, P., & de Lourdes Rossi Remenche, M. (2019). Elementos de gamificação presentes em Livros Literários Infantis digitais interativos em formato de Aplicativo (LLIA): análise de práticas multiletradas na formação de leitores. Revista Linguagem & Ensino, 22(4), 982-1001. https://doi.org/10.15210/rle.v22i4.16473
Seção
Artigos