Compreensões sobre a formação para o/do ato de escrever na esfera acadêmica sob a perspectiva histórico-cultural
Palavras-chave:
Esfera acadêmica, Formação para o/do ato de escrever, Abordagem histórico-cultural.
Resumo
Este artigo discute processos de instrução e desenvolvimento de sujeitos em eventos com a escrita na esfera acadêmica na tentativa de compreender o percurso de formação para o/do ato de escrever. Os dados gerados correspondem à disciplina de Leitura e Produção Textual (LPTA) de uma universidade pública do sul do Brasil, tendo como participantes graduandas em Letras-Português e tutora a distância. Para a análise dos dados, adotou-se epistemologia analítica de base histórico-cultural, que tem como fundamento estudos bakhtinianos e vigotskianos com ênfase na educação em linguagem para a emancipação humana. Os resultados sinalizam para a prevalência de movimentos mais estacionários no que tange à ampliação de repertório cultural dos interactantes em se tratando dos objetos culturais em questão, em especial motivados pela rarefação da ocupação cronotópica dos eventos, o que evidencia que a configuração organizacional de disciplinas de LPTA no ensino superior precisa ser repensada.
Publicado
2019-10-03
Como Citar
Correia, K., & Cassol Daga, A. (2019). Compreensões sobre a formação para o/do ato de escrever na esfera acadêmica sob a perspectiva histórico-cultural. Revista Linguagem & Ensino, 22(3), 595-615. https://doi.org/10.15210/rle.v22i3.16672
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (BY-NC-ND 2.5 BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).