Letramentos acadêmicos em PLE: escrevendo a sociedade e a cultura brasileira na Coreia do Sul
Palavras-chave:
Letramentos acadêmicos em PLE, Portfólio, Ensino superior, Estudos Brasileiros, Coreia do Sul.
Resumo
Este artigo apresenta uma prática de escrita realizada com estudantes de Estudos Brasileiros no contexto do ensino superior sul-coreano. Partindo-se do modelo ideológico de letramento (STREET, 1995), empregou-se o gênero portfólio como dispositivo didático com o objetivo principal de desenvolver a autonomia dos estudantes e o seu posicionamento crítico em relação aos tópicos socioculturais tratados durante o semestre letivo. A organização das etapas que envolveram essa prática, bem como as produções textuais dela resultantes, indicam, em relação ao grupo de estudantes coreanos que dela participaram, i. uma baixa familiaridade com práticas pedagógicas voltadas para o letramento acadêmico de modelo ideológico, sejam essas práticas em LE ou em LM; ii. a capacidade de se engajar na prática de escrita proposta, a despeito do pouco contato prévio com o gênero portfólio, produzindo textos críticos que configuram autoria; e iii. a avaliação desse tipo de prática pedagógica como importante para a aprendizagem da língua-cultura alvo, além de mais relevante do que práticas tradicionais não voltadas para o letramento de modelo ideológico.
Publicado
2019-10-03
Como Citar
Leandro Francisco, D. (2019). Letramentos acadêmicos em PLE: escrevendo a sociedade e a cultura brasileira na Coreia do Sul. Revista Linguagem & Ensino, 22(3), 957-974. https://doi.org/10.15210/rle.v22i3.16674
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (BY-NC-ND 2.5 BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).