Proficiência digital de professores: competências necessárias para ensinar no século xxi

Palavras-chave: Educação, formação profissional, letramento digital, TDIC.

Resumo

O estudo da linguagem se insere em um ambiente no qual o texto impresso compartilha espaço com imagens, sons, vídeos e inúmeros recursos digitais. Essa realidade requer habilidades para lidar com leitura e escrita no papel de instrutor a ser desempenhado, com grande responsabilidade, pelo professor. Assim, reconhecendo a importância desse profissional no processo ensino-aprendizagem, o objetivo deste estudo é identificar competências digitais necessárias ao educador do século XXI. Para esse propósito, além dos conceitos de letramento e competência digital, foram abordadas diferentes perspectivas teórico-metodológicas, a saber: (a) o nível de proficiência dos professores pelo DigiCompEdu; e (b) a relação entre tecnologias digitais e práticas pedagógicas, por meio do TPACK, do Método SAMR e do Modelo de Competência Digital para Professores. A análise dos dados evidenciou uma série de competências que permitirão aos professores não somente lidar com as tecnologias digitais no exercício da docência, mas, também, auxiliar seus alunos a fazer uso crítico e criativo das TDIC.

Biografia do Autor

Josiane Brunetti Cani, Universidade Federal de Minas Gerais
Doutora em Linguística Aplicada pela UFMG, Mestre em Educação, possui graduação em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Colatina, com pós-graduação em Planejamento Educacional e em Gestão Integradora: Supervisão Escolar, Orientação Escolar e Inspeção Escolar. Atualmente, exerce a função de Técnico em Assuntos Educacionais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, professora do curso de Letras, da Faculdade "Castelo Branco". É membro do grupo de Estudos e de Pesquisa do Ifes: ?Língua, Literatura e Educação?, com interesse acadêmico em questões atinentes ao diálogo entre os três eixos articulados, oferecendo perspectiva de pesquisa com desdobramentos pragmáticos, sobretudo na área educacional e do grupo de pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais ?Texto Livre: Semiótica e Tecnologia? com destaques para linguagem e tecnologia.

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Publicado
2020-04-30
Como Citar
Brunetti Cani, J. (2020). Proficiência digital de professores: competências necessárias para ensinar no século xxi. Revista Linguagem & Ensino, 23(2), 402-428. https://doi.org/10.15210/rle.v23i2.17110