Letramento acadêmico: dimensões mostradas e escondidas em rasuras em contexto digital
Palavras-chave:
Letramentos acadêmicos, Rasuras, Dimensões escondidas, Escrita.
Resumo
O objetivo deste artigo foi analisar rasuras em artigos de opinião elaborados por acadêmicos, em contexto digital, verificando se elas poderiam sinalizar negociações (no sentido de Authier-Revuz, 1998) com dimensões escondidas das práticas de letramento acadêmicas (STREET, 2010). As rasuras analisadas emergiram de práticas escritas realizadas em uma disciplina de Leitura e Produção de Textos, de uma instituição privada. Fundamentados na perspectiva dos Letramentos Acadêmicos (LEA; STREET, 1998), com foco na problematização das dimensões escondidas, e numa visão enunciativa-discursiva de linguagem, verificamos que as rasuras apontavam para quatro negociações mais recorrentes ligadas: à seleção do léxico; à norma linguística; ao enquadramento do gênero; aos posicionamentos expressos nos textos. Nessas negociações, pôde-se ver o escrevente ora lidando com dimensões mostradas, mas opacas, como aquelas ligadas à norma linguística; ora com dimensões escondidas (não explicitadas na avaliação dos textos) das práticas letradas acadêmicas, como aquelas ligadas ao enquadramento do gênero e aos posicionamentos sociais.
Publicado
2019-10-03
Como Citar
Henrique Sousa Machado, T., Carneiro Capristano, C., & Jung, N. M. (2019). Letramento acadêmico: dimensões mostradas e escondidas em rasuras em contexto digital. Revista Linguagem & Ensino, 22(3), 933-956. https://doi.org/10.15210/rle.v22i3.17149
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (BY-NC-ND 2.5 BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).