Dialogar com o discurso de outrem na escrita acadêmica ou como construir uma posição de auto

  • Sibely Oliveira Silva
  • Françoise Boch
Palavras-chave: Autoria, Discurso de outrem, Escrita acadêmica

Resumo

Se a questão do plágio e, mais globalmente, das normas a respeitar nos escritos acadêmicos parece bem representada nos discursos que circulam na universidade, notadamente nos manuais de ajuda para redação destinados aos estudantes, a questão fundamental da construção de uma posição autoral na escrita resta ainda pouco abordada, sem dúvida em razão de sua complexidade frequentemente pontuada nas pesquisas sobre os letramentos acadêmicos. Como construir o estatuto de autor quando se é estudante? Essa questão é aqui tratada sob o ângulo dos procedimentos utilizados por estudantes no diálogo que instauram com o discurso de outros autores. A partir da análise fina de textos acadêmicos produzidos por estudantes de diferentes níveis do curso de Letras, este artigo identifica os diferentes procedimentos linguístico-textuais, discursivos e enunciativos utilizados por esses estudantes e discute seus efeitos sobre o plano da construção de sua posição autoral.

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Publicado
2019-10-03
Como Citar
Oliveira Silva, S., & Boch, F. (2019). Dialogar com o discurso de outrem na escrita acadêmica ou como construir uma posição de auto. Revista Linguagem & Ensino, 22(3), 513-532. https://doi.org/10.15210/rle.v22i3.17150