Uma Proposta pedagógica para o ensino das literaturas dos países de língua portuguesa na china: teoria da estética da recepção em prática
Palavras-chave:
Ensino da literatura, Língua portuguesa, Estética da recepção, PLE na China, Português para falantes de mandarim.
Resumo
O presente artigo concentra-se na análise do estado da arte do ensino das literaturas dos países de língua portuguesa (PLP) na China e, também, na discussão de uma nova proposta metodológica para a aula de literatura para aprendentes chineses de português língua estrangeira (PLE). Para isso, o ponto de partida teórico será a teoria da estética da recepção e do efeito, de Hans Robert Jauss e Wolfgang Iser. O objetivo específico será justificar a importância desta e outras teorias como orientação para os professores escolherem as obras, os autores e os métodos de ensino que facilitem a compreensão dos alunos e estimulem mais interações entre a obra e os aprendentes, a fim de contribuir para o aprimoramento das práticas vigentes na aula de literatura. Por fim, esta reflexão faz-se necessária tornar a aprendizagem de literatura uma experiência valorizadora da estética como ponto de convergência da compreensão cultural, competência intercultural e competências linguísticas.
Publicado
2020-04-30
Como Citar
Li, X. (2020). Uma Proposta pedagógica para o ensino das literaturas dos países de língua portuguesa na china: teoria da estética da recepção em prática. Revista Linguagem & Ensino, 23(2), 494-508. https://doi.org/10.15210/rle.v23i2.17266
Seção
Artigos
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