A Escrita no ensino fundamental ii: uma análise linguística do erro ortográfico à luz dos modelos baseados no uso

Palavras-chave: Erros ortográficos, Modelos baseados no uso, Ensino fundamental II.

Resumo

Este artigo traz um recorte da Dissertação de Mestrado intitulada “Consciência Fonológica e Ortografia: uma intervenção na escrita de alunos do Ensino Fundamental II” (SOUZA, 2018), que investigou a eficácia de um plano de intervenção pedagógica aplicado a alunos, com dificuldades fono-ortográficas, matriculados no 6º ano de uma escola pública de Montes Claros/MG. Este recorte apresentará a primeira etapa do estudo supracitado, referente ao diagnóstico e à caracterização dos principais erros ortográficos encontrados, que foram analisados à luz dos Modelos Baseados no Uso. Os resultados indicaram o apagamento do “r” final em verbos no infinitivo como o tipo mais comum, causado pela transposição para a escrita da realização fonética referente à ausência do segmento sonoro /r/ em coda na sílaba final dos verbos infinitivos produzida pela comunidade linguística à qual os alunos pertencem.

Referências

BARBOSA, Liliane Pereira. O alçamento da vogal média anterior pretônica no português brasileiro: uma abordagem no Modelo de Redes. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2013.

BARRERA, Sylvia Domingos; MALUF, Maria Regina. Consciência metalinguística e alfabetização: um estudo com crianças da primeira série do ensino fundamental. Psicologia: reflexão e crítica, Porto Alegre, v. 16, n. 3, p. 491-502, 2003.

BORTONI-RICARDO, Stella Maris. Nós cheguemu na escola, e agora? Sociolinguística e Educação. São Paulo: Parábola Editorial, 2005.

BORTONI-RICARDO, Stella Maris. O estatuto do erro na língua oral e na língua escrita. In:GORSKI, Edair Maria; COELHO, Izete Lehmkuhl (orgs). Sociolinguística e ensino: contribuições para a formação do professor de língua. Florianópolis: EDUFSC, 2006.

BYBEE, Joan. Morphology: a study of the relation between meaning and form. Philadelphia: John Benjamins, 1985.

BYBEE, Joan. Phonology and language use. Cambridge: Cambridge University Press, 2001.

BYBEE, Joan. Frequency of use and the organization of language. New York: Oxford University Press, 2007.

BYBEE, Joan. Língua, uso e cognição. Tradução de Maria Angélica Furtado da Cunha. São Paulo: Cortez, 2016.

CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização e linguística. São Paulo: Scipione, 2009.

CAPOVILLA, Alessandra Gotuzo Seabra; CAPOVILLA, Fernando Cesar. Problemas de leitura e escrita: como identificar, prevenir e remediar numa abordagem fônica. São Paulo: Memnon, 2004.

DINIZ, Neusa Lopes Bispo. Metalinguagem e alfabetização: Efeitos de uma intervenção para recuperação de alunos com dificuldades na aprendizagem na linguagem escrita. 2008. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.

FERRARI, Lílian. Introdução à linguística cognitiva. São Paulo: Contexto, 2014.

GOMES, Christina Abreu. Aquisição do tipo silábico CV(r) no português brasileiro. Scripta. Belo Horizonte, v. 9, n. 18, p. 77-90, 1º sem. 2006.

FERREIRO, Emília; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1985.

GOMBERT, Jean Emile. Atividades metalinguísticas e aprendizagem da leitura. In: MALUF, Maria Regina. (org.). Metalinguagem e aquisição da escrita – contribuições da pesquisa para a prática da alfabetização. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003.

GUIMARÃES, Sandra Regina Kirchner. Dificuldades no desenvolvimento da lectoescrita: o papel das habilidades metalinguísticas. Psicologia: teoria e pesquisa, abr. 2003, vol.19, n. 1, p. 33-45, jan./abr., 2003.

MOLLICA, Maria Cecília. Influência da fala na alfabetização. 2. ed. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2016.

OLIVEIRA, Marco Antônio de. Conhecimento linguístico e apropriação do sistema de escrita. Belo Horizonte: CEALE/FAE/UFMG, 2005.

OLIVEIRA, Marco Antônio de; NASCIMENTO, Milton do. Da análise de “erros” aos mecanismos envolvidos na aprendizagem da escrita. Educ. Rev., Belo Horizonte (12): 33-43, dez., 1990.

SEARA, Izabel Christine; NUNES, Vanessa Gonzaga; VOLCÃO, Cristiane Lazzarotto. Fonética e fonologia do português brasileiro. São Paulo: Contexto, 2015.

SIMÕES, Darcília. Considerações sobre a fala e a escrita: fonologia em nova chave. São Paulo: Parábola Editorial, 2006.

SOARES, Magda. Alfabetização: a questão dos métodos. São Paulo: Contexto, 2016.

SOUZA, Alcione de Oliveira. Consciência fonológica e ortografia: uma intervenção na escrita de alunos do ensino fundamental II. 2018. 141 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Programa de Mestrado Profissional em Letras (Profletras), Universidade Estadual de Montes Claros, Montes Claros, 2018.

ZORZI, Jaime Luiz. Aprender a escrever: a apropriação do sistema ortográfico. Porto Alegre: Artes Médicas, 2007

Publicado
2020-04-30
Como Citar
de Oliveira Souza, A. (2020). A Escrita no ensino fundamental ii: uma análise linguística do erro ortográfico à luz dos modelos baseados no uso. Revista Linguagem & Ensino, 23(2), 321-346. https://doi.org/10.15210/rle.v23i2.17338