Percepções de alunos de Letras-inglês para as potencialidades pedagógicas das tecnologias digitais

  • Marcus Souza Araújo Universidade Federal do Pará (UFPA)
Palavras-chave: Tecnologias digitais, Formação de professores, Aprendizagem de inglês.

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar a percepção de dois alunos do curso de Letras-Inglês sobre a aprendizagem com o uso das tecnologias digitais. Os dados foram gerados em uma disciplina curricular acadêmica específica sobre tecnologias deste curso de uma universidade federal do norte do país. A presente pesquisa se constitui como um estudo de caso qualitativo (STAKE, 1995; YIN, 2015) e utiliza como instrumentos de pesquisa dois questionários, uma entrevista e relatos reflexivos. O referencial teórico baseia-se nos usos das tecnologias digitais (BATES, 2016; ECHEVERRÍA, 2015; PISCHETOLA, 2016; entre outros) e nos conceitos de formação reflexiva de professores (LIBERALI, 2010; NÓVOA, 1995, 2014; RAMOS, 2015; SCHÖN, 1983, 2000; entre outros). Os resultados apontam que uma disciplina acadêmica específica sobre tecnologias tem papel relevante no curso de formação inicial de professores de inglês, pois além de mostrar a diversidade de aprendizagem com diferentes interfaces tecnológicas digitais, possibilita, também, que o futuro professor venha a refletir a respeito das potencialidades e da apropriação dessas tecnologias para fins pedagógicos.

Biografia do Autor

Marcus Souza Araújo, Universidade Federal do Pará (UFPA)
Professor efetivo de inglês da Faculdade de Letras Estrangeiras Modernas da Universidade Federal do Pará. Professor do Programa de Pós-Graduação Criativdade e Inovação de Metodologias do Ensino Superior da mesma universidade.
Publicado
2020-04-30
Como Citar
Araújo, M. S. (2020). Percepções de alunos de Letras-inglês para as potencialidades pedagógicas das tecnologias digitais. Revista Linguagem & Ensino, 23(2), 456-472. https://doi.org/10.15210/rle.v23i2.17340