Percepções de alunos de letras-inglês para as potencialidades pedagógicas das tecnologias digitais
Palavras-chave:
Tecnologias digitais, Formação de professores, Aprendizagem de inglês.
Resumo
O objetivo deste artigo é apresentar a percepção de dois alunos do curso de Letras-Inglês sobre a aprendizagem com o uso das tecnologias digitais. Os dados foram gerados em uma disciplina curricular acadêmica específica sobre tecnologias deste curso de uma universidade federal do norte do país. A presente pesquisa se constitui como um estudo de caso qualitativo (STAKE, 1995; YIN, 2015) e utiliza como instrumentos de pesquisa dois questionários, uma entrevista e relatos reflexivos. O referencial teórico baseia-se nos usos das tecnologias digitais (BATES, 2016; ECHEVERRÍA, 2015; PISCHETOLA, 2016; entre outros) e nos conceitos de formação reflexiva de professores (LIBERALI, 2010; NÓVOA, 1995, 2014; RAMOS, 2015; SCHÖN, 1983, 2000; entre outros). Os resultados apontam que uma disciplina acadêmica específica sobre tecnologias tem papel relevante no curso de formação inicial de professores de inglês, pois além de mostrar a diversidade de aprendizagem com diferentes interfaces tecnológicas digitais, possibilita, também, que o futuro professor venha a refletir a respeito das potencialidades e da apropriação dessas tecnologias para fins pedagógicos.
Publicado
2020-04-30
Como Citar
Souza Araújo, M. (2020). Percepções de alunos de letras-inglês para as potencialidades pedagógicas das tecnologias digitais. Revista Linguagem & Ensino, 23(2), 456-472. https://doi.org/10.15210/rle.v23i2.17340
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (BY-NC-ND 2.5 BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).