Percepções de alunos de letras-inglês para as potencialidades pedagógicas das tecnologias digitais

  • Marcus Souza Araújo Universidade Federal do Pará - UFPA
Palavras-chave: Tecnologias digitais, Formação de professores, Aprendizagem de inglês.

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar a percepção de dois alunos do curso de Letras-Inglês sobre a aprendizagem com o uso das tecnologias digitais. Os dados foram gerados em uma disciplina curricular acadêmica específica sobre tecnologias deste curso de uma universidade federal do norte do país. A presente pesquisa se constitui como um estudo de caso qualitativo (STAKE, 1995; YIN, 2015) e utiliza como instrumentos de pesquisa dois questionários, uma entrevista e relatos reflexivos. O referencial teórico baseia-se nos usos das tecnologias digitais (BATES, 2016; ECHEVERRÍA, 2015; PISCHETOLA, 2016; entre outros) e nos conceitos de formação reflexiva de professores (LIBERALI, 2010; NÓVOA, 1995, 2014; RAMOS, 2015; SCHÖN, 1983, 2000; entre outros). Os resultados apontam que uma disciplina acadêmica específica sobre tecnologias tem papel relevante no curso de formação inicial de professores de inglês, pois além de mostrar a diversidade de aprendizagem com diferentes interfaces tecnológicas digitais, possibilita, também, que o futuro professor venha a refletir a respeito das potencialidades e da apropriação dessas tecnologias para fins pedagógicos.

Biografia do Autor

Marcus Souza Araújo, Universidade Federal do Pará - UFPA
Professor efetivo de inglês da Faculdade de Letras Estrangeiras Modernas da Universidade Federal do Pará. Professor do Programa de Pós-Graduação Criativdade e Inovação de Metodologias do Ensino Superior da mesma universidade.
Publicado
2020-04-30
Como Citar
Souza Araújo, M. (2020). Percepções de alunos de letras-inglês para as potencialidades pedagógicas das tecnologias digitais. Revista Linguagem & Ensino, 23(2), 456-472. https://doi.org/10.15210/rle.v23i2.17340