Bi/plurilinguismo e inter/transculturalidade no discurso institucional de uma “escola de encontro bicultural”

Palavras-chave: Representação linguística, plurilinguismo, educação bilíngue, alemão como língua adicional

Resumo

O presente estudo de caso se refere às representações linguísticas manifestadas no discurso institucional de uma escola bilíngue espanhol-alemão na Venezuela. A instituição participa de uma investigação de base etnográfica sobre formas de comunicação transculturais em língua alemã e seus efeitos na construção da identidade do aprendiz bilíngue. A etapa da pesquisa, cujos resultados são discutidos nesse trabalho, consiste na análise crítica do discurso institucional pedagógico publicado na homepage da escola, no espaço dedicado à apresentação de seu perfil e ideais. Ao conhecermos melhor os valores e ideologias embasadores de seu trabalho à luz da Análise Crítica do Discurso, as representações sociais acerca do plurilinguismo que permeiam o corpus estudado serão identificadas e será avaliado de que modo elas se relacionam entre si, a fim de identificar as fronteiras e os substratos ideológicos em que a instituição enquadra a sua proposta de educação bicultural.

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Publicado
2020-04-30
Como Citar
Carapeto-Conceição, R. (2020). Bi/plurilinguismo e inter/transculturalidade no discurso institucional de uma “escola de encontro bicultural”. Revista Linguagem & Ensino, 23(2), 547-567. https://doi.org/10.15210/rle.v23i2.17347