Análise dos movimentos oculares durante a leitura de questões matemáticas por alunos de engenharia que reprovaram em cálculo diferencial integral

Palavras-chave: Movimentos oculares, Matemática, Leitura, Reprovação.

Resumo

Nesta pesquisa, foram analisados os movimentos oculares de estudantes de Engenharia da UTFPR durante a leitura de questões matemáticas em frente a um rastreador ocular. Participaram da primeira fase 47 alunos que finalizavam a disciplina de Cálculo Diferencial Integral I. Na segunda etapa, participaram nove alunos que reprovaram e refizeram o teste após cursarem CDI I novamente. O objetivo foi comparar os movimentos oculares destes nove alunos que reprovaram em Cálculo Diferencial Integral I os quais leram e resolveram as mesmas questões em dois semestres subsequentes. A partir dos resultados, verificou-se que houve aumento no número de acertos, o tempo médio de resolução e a média das fixações diminuíram, assim como a média de sacadas em duas questões. Por meio da análise dos mapas de calor, foi possível verificar que os comportamentos se repetiram nas duas etapas. Desta forma, conclui-se que os alunos que cursavam a disciplina pela segunda vez apresentaram maior familiaridade com os termos matemáticos presentes nos problemas, porém, esta familiaridade não resultou em maior entendimento ou compreensão do problema já que o índice de acertos continuou baixo mesmo na repetição do teste.

Biografia do Autor

Maria Marilei Soistak Christo, Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Doutora em Ensino de Ciência e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
Ângela Inês Klein, Universidade Federal do Pelotas - UFPel
Doutora em Linguística pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do sul, professora no Centro de Letras e Comunicação da Universidade Federal de Pelotas.

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Publicado
2020-04-30
Como Citar
Marilei Soistak Christo, M., Inês Klein, Ângela, Mauricio Martins de Resende, L., Miqueias Szmoski, R., Ribaski Borges, R., & Grätz, D. (2020). Análise dos movimentos oculares durante a leitura de questões matemáticas por alunos de engenharia que reprovaram em cálculo diferencial integral. Revista Linguagem & Ensino, 23(2), 347-363. https://doi.org/10.15210/rle.v23i2.17389