A narrativa pública em saúde: análise de grandes reportagens sobre o ebola
Palavras-chave:
Jornalismo de saúde, Comunicação em saúde, Comunicação científica
Resumo
Este estudo apresenta uma análise das narrativas de grandes reportagens publicadas sobre a epidemia de Ebola em três países ibero-americanos, coletados no primeiro semestre de 2015, por ocasião do primeiro aniversário do surto da doença na África. Os textos são dos jornais El País de España, El Universal de México e La Nación de Costa Rica. Trabalhamos com todas as reportagens sobre o ebola cuja extensão ultrapassou mil palavras e analisamos as estratégias narrativas dos textos mediante o estudo qualitativo das suas estruturas e recursos literários. Entre os resultados obtidos, existem diferenças no foco das histórias: as vítimas, a compreensão da própria doença e o papel da ciência. Há um esforço do jornal espanhol em humanizar as vítimas, embora as mulheres não tenham tido voz ou representação em nenhum dos três jornais.
Publicado
2020-03-19
Como Citar
Mena-Young, M. (2020). A narrativa pública em saúde: análise de grandes reportagens sobre o ebola. Revista Linguagem & Ensino, 23(1), 260-279. https://doi.org/10.15210/rle.v23i1.17747
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (BY-NC-ND 2.5 BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).