Educação e saúde intercultural: reflexões e olhares compartilhados entre México e Brasil

  • Elizabeth Martínez Buenabad UFpel
  • Michele Neves Meneses
Palavras-chave: Educação, Saúde, Interculturalidade, México, Brasil

Resumo

A importância de criar equipes de pesquisa interdisciplinares é enorme, pois permite que seus membros trabalhem com flexibilidade no desenvolvimento acadêmico, científico e sociocultural para facilitar o intercâmbio de informação, conhecimento e experiências de pesquisa, com a finalidade de promover a reflexão conjunta de problemas afins. Assim, sob esse aspecto, as autoras do presente artigo pretendem propor um diálogo profundo e analítico que tenha como eixo central o tema da interculturalidade para dois campos básicos da sociedade: Educação e Saúde. Para isso, serão debatidos temas como políticas públicas advindas do Estado; do papel desempenhado pelas instituições e organizações responsáveis que direcionam o ensino superior e a saúde (OMS, UNESCO, OPAS) e, por outro lado, encaminhar-se-ão experiências e metodologias regionais, desenvolvidas no México e no Brasil para estimular práticas e modelos alternativos que respondam às especificidades culturais de um determinado grupo social.

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Publicado
2020-03-19
Como Citar
Martínez Buenabad, E., & Neves Meneses, M. (2020). Educação e saúde intercultural: reflexões e olhares compartilhados entre México e Brasil. Revista Linguagem & Ensino, 23(1), 280-291. https://doi.org/10.15210/rle.v23i1.17748