O Reconhecimento da língua para a compreensão do mundo

A questão da leitura

Palavras-chave: Enunciação, Forma e sentido na linguagem, Ensino de língua

Resumo

Este texto tem como objetivo fazer uma reflexão acerca dos sentidos do termo “frase” empregado no texto de Émile Benveniste Os níveis de análise linguística, produzido em 1962, relacionando-o com o texto A forma e o sentido na linguagem, 1966. A questão posta é trazer as considerações presentes nesses textos de Benveniste, a fim de pensar o ensino da leitura na escola, enquanto uma atividade enunciativa. Insistimos, pois, em um ensino de uma língua que sirva para viver, o que requer do professor um trabalho cuja metodologia não se abrevie puramente em saberes metalinguísticos, pautados em nomenclaturas e classificações, mas que exija um domínio de exercício de linguagem – sempre singular a cada ato de apropriação das formas. Assim, investir em uma proposta de ensino da língua a partir de uma concepção enunciativa é oportunizar ao estudante sua posição de sujeito do seu discurso, do mundo, da sua história.

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Biografia do Autor

Claudia Toldo, Universidade de Passo Fundo
Doutora em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, com Pós-doutorado em Linguística - Estudos do texto pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora de Língua Portuguesa e Linguística do Curso de Letras da Universidade de Passo Fundo, RS. Professora e Coordenadora do PPGL – Doutorado e Mestrado em Letras na mesma Universidade. Realiza pesquisas em Teorias da Enunciação, principalmente, estuda as reflexões teóricas de Émile Benveniste. Bolsista CNPq. E-mail: claudiast@upf.br  

Referências

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Publicado
2020-08-19
Como Citar
Toldo, C. (2020). O Reconhecimento da língua para a compreensão do mundo: A questão da leitura. Revista Linguagem & Ensino, 23(3), 784-796. https://doi.org/10.15210/rle.v23i3.17788