Subjetividade, sociedade e historicidade na arte do problema em Benveniste

Prospecções de Gérard Dessons

  • Carmem Luci da Costa Silva Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
Palavras-chave: Émile Benveniste, Subjetividade, Socialidade, Historicidade.

Resumo

O estudo aborda as relações entre as noções de subjetividade, socialidade e historicidade na Teoria da Linguagem de Émile Benveniste, a partir da reflexão proposta por Gérard Dessons na obra Émile Benveniste, l´invention du discours, publicada em 2006. O trabalho procura responder à seguinte questão: Como a leitura de Dessons (2006) das obras de Benveniste – Problemas de Linguística Geral I e Problemas Linguística Geral II – possibilita a formulação de prospecções teóricas? A questão é respondida por meio da leitura da obra de Dessons (2006) a partir da proposição de dois eixos: subjetividade-socialidade e subjetividade-historicidade.

Biografia do Autor

Carmem Luci da Costa Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
Professora do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orienta nas abordagens enunciativa de Émile Benveniste e argumentativa de Oswald Ducrot nos seguintes temas: aquisição e ensino de língua materna e estudos de textos.

Referências

BENVENISTE, Émile. 1966. Problemas de linguística geral I. Tradução de Maria da Glória Novak e Maria Luiza Neri; revisão técnica do Prof. BENVENISTE, Émile. 1966. Problemas de linguística geral I. Tradução de Maria da Glória Novak e Maria Luiza Neri; revisão técnica do Prof. Isaac Nicolau Salum. Campinas, SP: Pontes, 1995.

BENVENISTE, Émile. 1974. Problemas de linguística geral II. Tradução e revisão técnica Eduardo Guimarães. Campinas, SP: Pontes, 1989.

DESSONS, Gérard. Émile Benveniste, l’invention du discours. Paris: Éditions in Press, 2006.

DESSONS, Gérard; NEUMANN, Daiane; OLIVEIRA, Giovane F. Émile Benveniste e a arte do pensar: uma entrevista com Gérard Dessons. Tradução de Daiane Neumann e Giovane Fernandes Oliveira. ReVEL, v. 18, n. 34, p. 374-380, 2020.

DUFOUR, Dany-Robert. Mistérios da trindade. Rio de Janeiro: Companhia de Freud, 2000.

FLORES, Valdir do Nascimento. Lingüística e psicanálise: princípios de uma semântica da enunciação. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1999.

FLORES, Valdir do Nascimento. Introdução à teoria enunciativa de Benveniste. São Paulo: Parábola, 2013.

SAUSSURE, Ferdinand de. 1916. Curso de lingüística geral. Tradução de Antônio Chelini, José Paulo Paes e Izidoro Blikstein. São Paulo: Cultrix, 2000.

SILVA, Carmem Luci da Costa. A instauração da criança na linguagem: princípios para uma teoria enunciativa em aquisição da linguagem. 2007. 293f. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) – Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, 2007.

Publicado
2020-08-19
Como Citar
Luci da Costa Silva, C. (2020). Subjetividade, sociedade e historicidade na arte do problema em Benveniste: Prospecções de Gérard Dessons. Revista Linguagem & Ensino, 23(3), 616-627. https://doi.org/10.15210/rle.v23i3.17793