Modelo evolucional de competências interculturais de alunos chineses de pla

Comunidade de aprendizagem em tandem para a era de pós-covid-19

Palavras-chave: competências interculturais, comunidade de aprendizagem, alunos chineses, evolução, PLA.

Resumo

Dentro da estrutura de um projeto-piloto chinês-português, durante a pandemia de Covid-19, foi criado um espaço de “comunidade de aprendizagem” por meios telecolaborativos online, ou tandem, o qual resulta de uma experiência com sessões sucessivas em que os alunos chineses de PLA (Português Língua Adicional) interagem com alunos portugueses de chinês. Levando em conta o processo evolutivo a partir do etnocentrismo até ao relativismo (Bennett, 1993), propõe-se no presente trabalho, uma novidade, que é existência de uma linha de progressão que ilustra uma evolução multidimensional das competências interculturais, pela análise qualitativa dos dados coletados. A pesquisa qualitativa revela que, a evolução das competências interculturais é estruturada num modelo composto por cinco dimensões, nomeadamente o diálogo, a comunicação, a língua, a introspetiva e o relacionamento, com uma ênfase colocada nas relações interpessoais. O presente estudo procura assim perspetivar uma cidadania global e ao mesmo tempo localizada, com caraterísticas de He e Li de doutrina confuciana chinesa.

Biografia do Autor

Hanzi Zhang, Universidade de Estudos Estrangeiros de Tianjin, China
Doutora em Linguística Aplicada (Universidade de Lisboa). Docente da Universidade de Estudos Estrangeiros de Tianjin, China.

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Publicado
2021-03-29
Como Citar
Zhang, H. (2021). Modelo evolucional de competências interculturais de alunos chineses de pla: Comunidade de aprendizagem em tandem para a era de pós-covid-19. Revista Linguagem & Ensino, 24(2), 175-196. https://doi.org/10.15210/rle.v24i2.19263