Modelo evolucional de competências interculturais de alunos chineses de pla

Comunidade de aprendizagem em tandem para a era de pós-covid-19

Palavras-chave: competências interculturais, comunidade de aprendizagem, alunos chineses, evolução, PLA.

Resumo

Dentro da estrutura de um projeto-piloto chinês-português, durante a pandemia de Covid-19, foi criado um espaço de “comunidade de aprendizagem” por meios telecolaborativos online, ou tandem, o qual resulta de uma experiência com sessões sucessivas em que os alunos chineses de PLA (Português Língua Adicional) interagem com alunos portugueses de chinês. Levando em conta o processo evolutivo a partir do etnocentrismo até ao relativismo (Bennett, 1993), propõe-se no presente trabalho, uma novidade, que é existência de uma linha de progressão que ilustra uma evolução multidimensional das competências interculturais, pela análise qualitativa dos dados coletados. A pesquisa qualitativa revela que, a evolução das competências interculturais é estruturada num modelo composto por cinco dimensões, nomeadamente o diálogo, a comunicação, a língua, a introspetiva e o relacionamento, com uma ênfase colocada nas relações interpessoais. O presente estudo procura assim perspetivar uma cidadania global e ao mesmo tempo localizada, com caraterísticas de He e Li de doutrina confuciana chinesa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hanzi Zhang, Universidade de Estudos Estrangeiros de Tianjin, China
Doutora em Linguística Aplicada (Universidade de Lisboa). Docente da Universidade de Estudos Estrangeiros de Tianjin, China.

Referências

ARASARATNAM, L. A. Research in intercultural communication: Reviewing the past decade. Journal of International and Intercultural Communication, v. 8, n. 4, p. 290-310, 2015. https://doi.org/10.1080/17513057.2015.1087096

BANKS, J. A. An introduction to multicultural education. Boston, MA: Allyn and Bacon, 1994.

BENNETT, M. J. Towards ethnorelativism: A developmental model of intercultural sensitivity. In: PAIGE, R. M. (org.). Education for the intercultural experience. 2 ed. Yarmouth, ME: Intercultural Press, 1993. p. 21-71.

BRISLIN, R. W.; YOSHIDA, T. Intercultural communication training: An introduction. London: Sage Publications, 1994.

CAREY, J. Communication as culture: Essays on media and culture. Boston: Unwin Hyman, 1989.

CHEN, G. M.; STAROSTA, W. J. Intercultural communication competence: A synthesis. Communication Yearbook, v. 19, p. 353-383, 1996.

CHEN, G. M.; STAROSTA, W. J. A review of the concept of intercultural awareness. Human Communication, v. 2, n. 1, p. 27-54, 1998-9.

CHEN, L. (陈来). 孔夫子与现代世界 [Confucius and modern world]. Beijing: Peking University Press, 2011.

DAI, X. D. (戴晓东). 跨文化能力理论发展六十年:历程与发展 [60 years of theory building of intercultural competence: development process and perspectives]. 外语界 [Foreign Language World], Shanghai, n. 4, p. 58-66, 2019.

DAI, X.; CHEN, G. M. (org.). Intercultural communication competence: Conceptualization and its development in cultural contexts and interactions. Cambridge: Cambridge Scholars Publishing, 2014.

DEARDORFF, D. K. Definitions: knowledge, skills, attitudes. In: BENNETT, J. M. (org.). The SAGE encyclopedia of intercultural competence. Thousand Oaks, CA: Sage Publications, 2015. p. 217-220.

GAO, Y. H. (高一虹). 跨文化交际能力的“道”与“器” [“Tao” and “Devices” for cross-cultural communicative competence]. 语言教学与研究 [Language Teaching and Linguistic Studies], Beijing, n. 3, p. 39-53, 1998.

GAO, Y. H. (高一虹). 跨文化交际能力的培养:“跨越”与“超越”[Intercultural communicative competence education: “crossing” and “transcending”]. 外语与外语教学 [Foreign Languages and Their Teaching], Dalian, n. 10, p. 27-31, 2002.

GLASER, E.; GUILHERME, M.; GARCÍA, M. C.; MUGHAN, T. ICOPROMO, intercultural competence for professional mobility. Brussels: Council of Europe, 2007.

GONÇALVES, L. Aprendizagem intencional em tandem: os modos comunicativos na telecolaboração em língua estrangeira. In: OSÓRIO, P.; GONÇALVES, L. (orgs.). O ensino do Português como língua não materna: metodologias, estratégias e abordagens de sucesso. Coleção AILP, v. 2. Rio de Janeiro: Dialogarts, 2019. p. 16-59.

HAMMER, M. R.; BENNETT, M. J. The intercultural development inventory [instrument]. Portland, OR: Intercultural Communication Institute, 2001.

HOLMES, P.; O’NEILL, G. Developing and evaluating intercultural competence: Ethnographies of intercultural encounters. International Journal of Intercultural Relations, v. 36, n. 5, p. 707-718, 2012. https://doi.org/10.1016/j.ijintrel.2012.04.010

Jia, Y. X. (贾玉新). 跨文化交际学 [Intercultural Communication]. Shanghai: Shanghai Foreign Language Education Press, 1997.

KEDIA, B. L.; MUKHERJI, A. Global managers: developing a mindset for global competitiveness. Journal of World Business, v. 34, n. 3, p. 230-251, 1999. https://doi.org/10.1016/S1090-9516(99)00017-6

KING, P. M.; BAXTER MAGOLDA, M. B. A developmental model of intercultural maturity. Journal of College Student Development, n. 46, p. 571–592, 2005. https://doi.org/10.1353/csd.2005.0060

MARTIN, J. N. Revisiting intercultural communication competence: Where to go from here. International Journal of Intercultural Relations, v. 48, p. 6-8, 2015. https://doi.org/10.1016/j.ijintrel.2015.03.008

MATSUO, C. A critique of Michael Byram's Intercultural Communicative Competence Model from the perspective of model type and conceptualization of culture. Fukuoka University Review of Literature & Humanities, v. 44, p. 347-380, 2012.

SHEN, J. M.; GAO, Y. C. (沈鞠明, 高永晨). 基于知行合一模式的中国大学生跨文化交际能力测评量表构建研究 [Construction of Intercultural Communication Competence Inventory for Chinese College Students Based on Knowing-and-Doing Model]. 中国外语 [Foreign Languages in China], Beijing, v. 12, n. 3, p. 14-21, 2015.

SPITZBERG, B. H.; CHANGNON, G. Conceptualizing intercultural competence. In: DEARDORFF, D. K. (org.). The SAGE handbook of intercultural competence. Thousand Oaks, CA: Sage Publications, 2009. p. 2-52.

STRAUSS, A.; CORBIN, J. M. Basics of qualitative research: Grounded theory procedures and techniques. Thousand Oaks, CA: Sage Publications, 1990.

VYGOTSKY, L. S. Mind in society: The development of higher psychological processes. Cambridge, MA: Harvard University Press, 1978.

Wang, Y. (王宇). 维度与现状:跨文化能力情感层面研究 [Components and Status Quo: a study of affective perspective in intercultural competence]. 东北师大学报 (哲学社会科学版) [Journal of Northeast Normal University], Changchun, v. 6, p. 39-44, 2017.

WANG, Y. A.; KULICH, S. J. Does context count? Developing and accessing intercultural competence through an interview-and model-based domestic course design in China. International Journal of Intercultural Relations, v. 48, p. 38-57, 2015. https://doi.org/10.1016/j.ijintrel.2015.03.013

Wen, Q. F. (文秋芳). 英语口语测试与教学 [Oral English test and teaching]. Shanghai: Shanghai Foreign Language Education Press, 1999.

YANG, Y.; ZHUANG, E. P. (杨盈, 庄恩平). 构建外语教学跨文化交际能力框架 [Constructing a framework for cross-cultural communication in foreign language teaching]. 外语界 [Foreign Language World], Shanghai, v. 4, p. 13-21, 2007.

ZHANG, H. Z. Avaliação de competência intercultural: estudantes universitários chineses de PLE. 2019. 320 f. Tese (Doutorado em Linguística) – Programa de Pós-Graduação em Português como Língua Estrangeira/Língua Segunda, Universidade de Lisboa, Lisboa, 2019.

Publicado
2021-03-29
Como Citar
Zhang, H. (2021). Modelo evolucional de competências interculturais de alunos chineses de pla: Comunidade de aprendizagem em tandem para a era de pós-covid-19. Revista Linguagem & Ensino, 24(2), 175-196. https://doi.org/10.15210/rle.v24i2.19263