A Internacionalização da língua portuguesa em tempos de crise do covid-19

Educação e cenário globalizado

  • Rosana Helena Nunes Faculdade de Ciências Administrativas e de Tecnologia - FATEC
  • Kleber Aparecido da Silva Universidade de Brasília - UnB
Palavras-chave: internacionalização da língua portuguesa, tempos de crise do COVID-19, cenário globalizado

Resumo

O texto discute a questão da internacionalização da Língua Portuguesa, como língua adicional, no cenário da globalização, e a diversidade linguística. A Língua Portuguesa tem atingido um patamar no ranking de línguas mais faladas no mundo, o que permite pensar em internacionalização da língua. O artigo apresenta três partes. Na primeira parte, a globalização em tempo de crise da Covid-19 e o modo de produção capitalista. A segunda, as cinco políticas (PENNYCOOK, 1998; 1999; 2001) para elucidar o estatuto da língua em contexto de globalização e internacionalização. Na terceira, a Língua Portuguesa, como ferramenta de contato entre diferentes povos, em tempo de crise. E, por fim, a proposta de uma pedagogia humanizadora no ensino de Língua Portuguesa. A pesquisa fundamenta-se em Pennycook (1998; 1999; 2001); Calvet (2007); Freire (1987; 1997); Nunes (2019); Santos (2020); Oliveira (2008; 2013).

Biografia do Autor

Rosana Helena Nunes, Faculdade de Ciências Administrativas e de Tecnologia - FATEC
Professora Associada 1 de Língua Portuguesa da FATEC - Indaiatuba.
Kleber Aparecido da Silva, Universidade de Brasília - UnB
Professor Associado 1 do Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas e Orientador do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade de Brasília.

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Publicado
2021-03-29
Como Citar
Helena Nunes, R., & Aparecido da Silva, K. (2021). A Internacionalização da língua portuguesa em tempos de crise do covid-19: Educação e cenário globalizado. Revista Linguagem & Ensino, 24(2), 153-174. https://doi.org/10.15210/rle.v24i2.19266