Do global ao local no ensino de PLAc em Roraima

Por uma formação de histórias locais na Universidade Federal de Roraima

Palavras-chave: PLAc na UFRR, Realidade local, Formação específica

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar o panorama do ensino de Português como Língua Estrangeira/Adicional que vem sendo desenvolvido no Estado de Roraima, até a implementação de ações educacionais para o ensino de Português como Língua de Acolhimento no âmbito da Universidade Federal de Roraima, bem como refletir sobre a importância de uma formação específica para os professores que atendem a estrangeiros em situação de imigração e refúgio. Para tanto, utilizamos uma abordagem qualitativa, cujo instrumento de geração de registros foi o levantamento documental. O arcabouço teórico alinha-se à Linguística Aplicada e ao pensamento decolonial (MIGNOLO, 2013). Constatamos que há entraves no que diz respeito à formação específica em PLAc, embora existam medidas que estão sendo tomadas para tentar amenizar essa problemática. Sugerimos que tal formação deve passar por reflexões do PLAc global até chegar ao contexto local, analisando o perfil dos alunos e a realidade linguística da sociedade roraimense.

Biografia do Autor

Marcus Vinícius da Silva, Universidade Federal de Roraima - UFRR
Doutorando em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística e Língua Portuguesa da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/Araraquara. Professor de Língua Portuguesa e Língua Espanhola do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Roraima - CAp/UFRR.
Cora Elena Gonzalo Zambrano, Universidade Estadual de Roraima - UERR
Doutoranda em Estudos Linguísticos pelo Programa de  Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Professora do Curso de Letras da Universidade Estadual de Roraima - UERR.

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Publicado
2021-03-29
Como Citar
Vinícius da Silva, M., & Elena Gonzalo Zambrano, C. (2021). Do global ao local no ensino de PLAc em Roraima: Por uma formação de histórias locais na Universidade Federal de Roraima. Revista Linguagem & Ensino, 24(2), 207-225. https://doi.org/10.15210/rle.v24i2.19276