O Ensino de português como língua adicional em contexto universitário

Por uma pedagogia crítica intercultural

Palavras-chave: Linguística Aplicada, Português como Língua Adicional, Pedagogia Crítica Intercultural

Resumo

Este trabalho, de cunho teórico-pedagógico, discorre sobre a relevância da língua portuguesa no Brasil e no mundo, por meio de dados estatísticos, e enfatiza o seu papel como língua adicional, como ponto de intercâmbio cultural e comercial, e de permuta econômica. Trata, num segundo momento, de conceitos sobre a educação para a cidadania global, e apresenta aquele utilizado na prática docente das autoras em contexto universitário, qual seja, o do incentivo à aprendizagem da convivência e cooperação local e global. Por último, discorre sobre a disciplina de Português como língua adicional para alunos internacionais cursando pós-graduação em uma IES do sul do país, ressaltando ações que buscam contribuir para o intercâmbio do pensamento científico crítico inserido em um ambiente plurilinguístico e multicultural. Palavras-chave: Português como língua adicional. Educação para a cidadania global. Pedagogia crítica intercultural. Contexto plurilíngue e multicultural.

Biografia do Autor

Cristina Lopes Perna, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS
Professora Titular da Escola de Humanidades e do Programa de Pós-Graduação em Letras da PUCRS. Tutora do PET-Letras e Editora da Revista BELT - PUCRS.
Heloísa Orsi Koch Delgado, Pesquisadora independente.
Dra. em Letras. Pesquisadora independente. Parecerista sênior da IAFOR (International Academic Forum). Autora titular do DicTrans (Dicionário online multilíngue sobre o Transtorno do Humor Bipolar).

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Publicado
2021-03-29
Como Citar
Lopes Perna, C., & Orsi Koch Delgado, H. (2021). O Ensino de português como língua adicional em contexto universitário: Por uma pedagogia crítica intercultural. Revista Linguagem & Ensino, 24(2), 332-344. https://doi.org/10.15210/rle.v24i2.19355