As Manifestações linguísticas e culturais na construção de uma cidadania global

O caso do ensino de português como língua adicional

  • Luciana Graça Universidade de Toronto
  • Anabela Rato
Palavras-chave: Cidadania global, Português como Língua Adicional, Pluricentrismo

Resumo

Este texto reflete sobre como poderão atividades didáticas sobre manifestações linguísticas e culturais, representativas da diversidade e da riqueza do mundo lusófono, contribuir para a construção de uma cidadania global, na aula de português como língua adicional. Para tal, e, depois de uma breve introdução, numa primeira secção de natureza mais teórica (secção 2), exploraremos o nosso objeto de estudo, inscrevendo-o no campo da educação, em geral, e no do ensino de línguas, em particular, e terminaremos esta secção com uma reflexão sobre a forma como uma abordagem pluricêntrica no ensino de português poderá contribuir para esse objetivo. Na secção seguinte (secção 3), apresentaremos algumas das atividades e alguns dos projetos realizadas, sob tal lógica de atuação, que consideramos terem sido importantes elementos para uma maior consciencialização, junto dos nossos alunos, sobre o reconhecimento e a valorização das diferenças, em distintos planos, no mundo lusófono.

Biografia do Autor

Luciana Graça, Universidade de Toronto
Texto escrito em coautoria:  Luciana GRAÇA (Camões, I.P./ Universidade de Toronto; CIDTFF)[1]  &  Anabela RATO (Universidade de Toronto)[2]     [1] Leitora do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua Portuguesa, I.P. (Camões I.P.), no Departamento de Espanhol e de Português da Universidade de Toronto; e colaboradora do Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) da Universidade de Aveiro.     [2] Professora Auxiliar no Departamento de Espanhol e de Português da Universidade de Toronto.       Doutoramento em Didática  

Referências

AA.VV. Mediación Intercultural, una propuesta para la formación. Madrid: Editorial Popular, 2008.

BARRETT, M. FOREWORD. In: BYRAM, M.; GOLUBEVA, I.; HUI, H. & M. WAGNER (Eds.), From principles to practice in education for intercultural citizenship (). Reino Unido: Short Run Press Ltda, 2017, p. 7-10. https://doi.org/10.21832/9781783096565-001

BYRAM, M. Intercultural Competence in Foreign Languages – The intercultural speaker and the pedagogy of foreign language education. In: DEARDORFF, D. The sage Handbook of Intercultural Competence. Los Angeles, London, Nova Delhi, Singapore, Washington DC: Sage Publications, 2009, p. 321-332.

CARDOSO, S. Uma língua que acolhe: desafio para os professores de português na inclusão das crianças refugiadas. 2017. 120 f. Dissertação de mestrado. Lisboa: Universidade Aberta, 2017.

CARIDE, J. A. La mediación como pedagogía social: viejas realidades, nuevos desafíos para la intervención social. In: VIEIRA, R. V. MARQUES, J. SILVA, P. VIEIRA, A. & MARGARIDO, C. (Eds.), Pedagogias de mediação intercultural e intervenção social. Porto: Edições Afrontamentos., 2016, p. 13-26.

CONSELHO EUROPEU. Quadro Europeu Comum de Referência para as línguas: aprendizagem, ensino e avaliação. Lisboa: Edições ASA, 2001.

CONSELHO DA EUROPA. Competences for democratic culture. Living together as equals in culturally diverse democratic societies. Estrasburgo: Conselho da Europa, 2016.

CONSELHO DA EUROPA. The common European framework of reference for languages: learning, teaching and assessement. Companion volume with new descriptors. Estrasburgo: Conselho da Europa, 2018. Disponível em: https://tinyurl.com/ybjrszaa. Acesso em: 29 jul. 2020.

EDNIR, M. A Brazilian View on Global Citizenship Education. Global Education Magazine, p. 68-73, 2015. https://doi.org/10.4324/9781315683492-11

FANTINI, A. E. Assessing intercultural competence: issues and tools. In: DEARDORFF, D. K. (ed.). The Sage Handbook of Intercultural Competence. Thousand Oaks: Sage, 2009, p. 456-476.

FERNANDES, E.; Silva, R. A adoção de uma abordagem eclética: da avaliação diagnóstica à elaboração de um syllabus orgânico em turmas mistas com falantes/aprendizes de português como língua herança. In: OSÓRIO, P. & GONÇALVES, L. Ensino do português como LNM. Metodologias, estratégias e abordagens de sucesso. Rio de Janeiro: Dialogarts, 2019, p. 307-335.

JESUS, M. P. de. Cidadania global: uma construção cultural e linguística. C@LEA – Revista Cadernos de Aulas do LEA, n.º 5, p. 43-52, 2016.

JOUÊT-PASTRÉ, C. Variação e Políticas Linguísticas: Desafios no Ensino de Português como Língua Estrangeira. In: FERREIRA, J. P. & MARUJO, M. (eds.). Ensinar Português nas Universidades da América do Norte. Toronto: University of Toronto & Instituto Camões, 2010, p. 189-195.

MATTOS, A. M. A. Novos letramentos, ensino de língua estrangeira e o papel da escola pública no século XXI. Revista X, v. 1, n. 1, p. 33-47, 2011. https://doi.org/10.5380/rvx.v1i1.22474

MELO-PFEIFER, S. Português como língua de herança. Domínios de Lingu@gem, 12(2), p. 1161-1179, 2018. https://doi.org/10.14393/DL34-v12n2a2018-18

MENDES, E. O ensino do português como língua estrangeira (PLE): desafios, tendências contemporâneas e políticas institucionais. In: ANDREEVA, Y. (org.). Horizontes do saber filológico. Sófia-Bulgária: Sveti Kliment Ohridski, 2014, p. 33-45.

OLIVEIRA, G. M. Language Policy and Globalization: The Portuguese language in the twenty-first century. In: MOITA-LOPES, L. (ed.). Global Portuguese – Linguistic Ideologies in Late Modernity. New York & London: Routledge, 2015, p. 27-46.

OLIVEIRA, G.; JESUS, P. Ensinando línguas em uma perspectiva pluricêntrica: o Portal do Professor de Português Língua Estrangeira/Língua Não Materna (PPLE). Domínios da Linguagem, v. 12, n. 2, p. 1043-1070, 2018. https://doi.org/10.14393/DL34-v12n2a2018-13

ORTIZ, R. A.; FINARDI, K. R. Social inclusion and CLIL: evidence from La Roseraie. In: International Conference on Education, Research and Innovation. ICERI 2015 Proceedings. Madrid: IATED, v. 1, p. 7660-7666, 2015.

RATO, A.; GRAÇA, L. Uma abordagem pluricêntrica no ensino do português como língua adicional. In: DOMINIQUE, N., & Neto, M. (ed.), Microgeopolítica da língua portuguesa: ações, desafios e perspectivas. Boavista Press (no prelo).

REIMERS, F. Empoderar crianças e jovens para a cidadania global, 2017. Disponível em: www.fmss.org.br/wp-content/uploads/2017/12/EmpoderandoAlunosParaMelhoraroMundo.pdf. Acesso em: 29 jul. 2020.

SEQUEIRA, R. M. Interculturalidade crítica e globalização. In: LUNA, J. M. F. (Ed.), Internacionalização do currículo: educação, interculturalidade e cidadania global. Campinas: Pontes Editores, 2016, p. 55-70

SIGNORINI, I. Portuguese Language Globalism. In: MOITA-LOPES, L. (ed.). Global Portuguese – Linguistic Ideologies in Late Modernity. New York & London: Routledge, 2015, p. 47-65.

SOLLAI, S.; PARMA. A. As línguas portuguesas do mundo: representações pluricêntricas de Português Língua Estrangeira (PLE) numa amostra de material didático. Hispania, 101(2), p. 237-248, 2018. https://doi.org/10.1353/hpn.2018.0116

TILIO, R. C. Língua estrangeira moderna na escola pública: possibilidades e desafios. Educação & Realidade, v. 39, n. 3, p. 925-944, 2014. https://doi.org/10.1590/S2175-62362014000300016

VIEIRA, A.; VIEIRA, R. Pedagogia social, mediação intercultural e (trans)formações. Porto: Profedições, 2016.

Publicado
2021-03-29
Como Citar
Graça, L., & Rato, A. (2021). As Manifestações linguísticas e culturais na construção de uma cidadania global: O caso do ensino de português como língua adicional. Revista Linguagem & Ensino, 24(2), 289-301. https://doi.org/10.15210/rle.v24i2.19481