Um Olhar discursivo sobre a "sala de professores” na revista nova escola

Dizeres docentes e sentidos de formação profissional

Palavras-chave: Formação de professores, Identidades docentes, Análise de discurso.

Resumo

Esta investigação envolveu análise de 20 edições da Revista Nova Escola publicadas no período entre os anos de 1987 e 1988. Nosso gesto analítico focou a sessão “Sala dos Professores”. O objetivo do estudo era compreender os sentidos referentes ao ser professor, analisando a existência (ou não) de ecos discursivos advindos da memória produzida pelos dizeres de docentes em uma revista dedicada às temáticas da educação. Ao corpus analítico a questão dirigida foi: que sentidos podem ser evidenciados nos dizeres dos professores autores dos depoimentos? Michel Pêcheux, Eni Orlandi, Ernst-Pereira e Mutti nos deram suporte para pensar a docência desde a Análise de Discurso francesa. Nossos gestos de interpretação conduziram ao reconhecimento de dois sentidos apreendidos nos depoimentos: experiência como saber válido e busca de formação profissional. Eles fazem parte de uma Formação Discursiva Docente Escolar (FDDE) e remetem à preocupação com a qualidade das práticas formadoras.

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Biografia do Autor

Dóris Maria Luzzardi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
Professora Associada II no Departamento de Ensino e Currículo, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Áreas: Didática e Formação de Professores / Docência e Discurso.
Lucas Carboni Vieira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

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Publicado
2021-10-01
Como Citar
Maria Luzzardi, D., & Carboni Vieira, L. (2021). Um Olhar discursivo sobre a "sala de professores” na revista nova escola: Dizeres docentes e sentidos de formação profissional. Revista Linguagem & Ensino, 24(3), 584-602. https://doi.org/10.15210/rle.v24i3.20062