Políticas linguísticas sobre o ensino de espanhol no Brasil

Efeitos do discurso neoliberal

Palavras-chave: Políticas linguísticas, Ensino de Língua Espanhola, Discurso Neoliberal.

Resumo

O presente trabalho, ancorado nos princípios teórico-analíticos da Análise de Discurso materialista, tem o objetivo de apresentar um panorama histórico das políticas linguísticas referentes ao ensino de língua espanhola no Brasil, realizando uma discussão sobre o funcionamento discursivo de legislações recentes referentes a essa prática educacional. Observamos os efeitos sócio-histórico-ideológicos na produção dessas políticas, atentando, especialmente, ao período que compreende a publicação da Lei do Espanhol, em 2005, até o movimento FicaEspanhol, mobilizado a partir da revogação da Lei do Espanhol pela Reforma do Ensino Médio, de 2017. Com a reflexão, apontamos para os efeitos do discurso neoliberal na elaboração das políticas de línguas brasileiras, materializado através do apagamento da língua espanhola nos principais documentos que legislam sobre o ensino de línguas no Brasil.

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Publicado
2021-10-01
Como Citar
da Silva Hidalgo, L., & Iost Vinhas, L. (2021). Políticas linguísticas sobre o ensino de espanhol no Brasil: Efeitos do discurso neoliberal. Revista Linguagem & Ensino, 24(3), 504-529. https://doi.org/10.15210/rle.v24i3.20077