Gestos de ensino

Um dispositivo de trabalho com a língua na pesquisa

  • Maria Onice ayer
Palavras-chave: Ensino, Subjetividade, Aula, Pesquisa, Gesto, Língua.

Resumo

O artigo expõe uma específica prática envolvendo a pesquisa acadêmica na pós-graduação sobre ensino de língua. Tal prática foi feita com grupos diversificados: de professores, de disciplinas, de níveis de ensino, de EJA e laboratório de tecnologias para crianças da área rural. Em seu processo, configurou-se um dispositivo de trabalho envolvendo formação teórica, experiências no ensino e desenvolvimento de pesquisa. Também se proveu um investimento subjetivo, voltado ao ensino, em que os professores, como sujeitos, elaboraram seus modos singulares de estar no espaço-tempo da aula, explorando as identificações que se dão entre sujeito, língua e saber. Em suas criações, mais do que atividades de aula, os professores implementaram efetivamente gestos de/no ensino: ao interferir nos modos de experimentar a língua, ao trabalhar a língua na relação com o outro, seja na aula, no contexto escolar ou no ambiente sociocultural. A expressão de angústia dos professores deu lugar à de satisfação no trabalho cotidiano com a língua. Como pesquisadores, eles puderam ainda analisar tal experiência singular de ensino, bem como alguns materiais de linguagem produzidos no processo.

Referências

BORBA, M. R. S. As contribuições da Escrita na Produção do Saber. Novos Gestos de Ensino. Curitiba: Appris, 2020.

BUENO, M. C. O processo de atribuição de sentidos na leitura de Guimarães Rosa. 2006. 110 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) – Universidade do Vale do Sapucaí, Pouso Alegre, 2006.

MACHADO, L. A. D. À flor da pele: subjetividade, clínica e cinema no contemporâneo. Porto Alegre: Editora UFRGS, 2010.

ORLANDI, E. P. (Org.) Gestos de leitura. Tradução de Bethania Mariani, Freda Indursky e outros. Campinas: Unicamp, 1994.

ORLANDI, E. P. Interpretação. Autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. Petrópolis: Vozes, 1996.

PAYER, M. O. Educação popular e linguagem. Reprodução, confrontos e deslocamentos de sentidos. Campinas: Unicamp, 1993.

PAYER, M. O. e CELADA, M. T. (Orgs.). Subjetivação e Processos de Identificação. Sujeitos e línguas em práticas discursivas – inflexões no ensino. Campinas: Pontes, 2016.

PAYER, M. O. Escrever, (d)enunciar a verdade, sugerir sentidos. In: MARIANI, B. (Org.). A escrita e os escritos. Reflexões em Análise do discurso e psicanálise. São Carlos: Claraluz, 2006.

PAYER, M. O. Processos, modos e mecanismos da identificação entre o sujeito e a(s) língua(s). Gragoatá, Niterói, v. 18, n. 34, p. 183-214, 2013.

PÊCHEUX, M. Delimitações, inversões, deslocamentos. Tradução de J. W. Geraldi. Cadernos de Estudos Linguísticos, Campinas, v. 19, p. 7-24, 1990.

PÊCHEUX, M. O discurso. Estrutura ou acontecimento. Campinas: Pontes, 1992.

PÊCHEUX, M. Semântica e discurso. Uma crítica à afirmação do óbvio. Tradução de E. P. Orlandi e outros. Campinas: Unicamp, 1988. Tradução de: Les vérités de la Palice.

SANTOS, B. S. Crítica da razão indolente. Contra o desperdício da experiência. São Paulo: Cortez, 2010.

Publicado
2021-10-01
Como Citar
Onice ayer, M. (2021). Gestos de ensino: Um dispositivo de trabalho com a língua na pesquisa. Revista Linguagem & Ensino, 24(3), 384-397. https://doi.org/10.15210/rle.v24i3.20991