Aspectos fonológicos de consoantes líquidas e acurácia ortográfica no ciclo de alfabetização

Palavras-chave: Escrita infantil, Ortografia, Sílaba, Consoantes líquidas.

Resumo

O objetivo que orientou a investigação relatada no presente artigo foi verificar em que medida a acurácia ortográfica de consoantes líquidas seria dependente das posições que essas consoantes podem preencher na estrutura da sílaba e/ou do ano escolar. Os dados foram extraídos de 193 produções textuais de 67 crianças do Ciclo de Alfabetização do Ensino Fundamental I. A análise mostrou que foi parcial a ancoragem da ortografia investigada em características silábicas, já que nem todos os aspectos da organização da sílaba se mostraram presentes, de modo espelhado, nessa ortografia. A análise mostrou, ainda, que a ortografia resulta de interações entre aspectos da sílaba, práticas pedagógicas e seriação escolar e não exclusivamente de um ou de outro desses aspectos, isoladamente. Chama-se, pois, a atenção para o estabelecimento de relações não diretas entre fala e escrita infantil no que se refere à ortografia.

Biografia do Autor

Suellen Vaz, Universidade Estadual Paulista - UNESP
Doutora em Estudos Linguísticos, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas – UNESP – campus de São José do Rio Preto.
Lourenço Chacon, Universidade Estadual Paulista - UNESP
Livre-docente em Linguística em Fonoaudiologia, Faculdade de Filosofia e Ciências – UNESP – campus de Marília. 

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Publicado
2022-03-29
Como Citar
Vaz, S., & Chacon, L. (2022). Aspectos fonológicos de consoantes líquidas e acurácia ortográfica no ciclo de alfabetização. Revista Linguagem & Ensino, 24(4), 825-842. https://doi.org/10.15210/rle.v24i4.21193