Consoantes (não) soantes em final de palavra

Dados da escrita de crianças portuguesas

Palavras-chave: Aquisição da sílaba, Sílaba, Complexidade fonológica, Aquisição da escrita.

Resumo

Este artigo analisa a escrita dos segmentos consonânticos em final de palavra em textos do 2.º ano de escolaridade, escritos por crianças falantes do português europeu. Ter-se-á em consideração a natureza das consoantes em final de sílaba, em geral, nos processos de aquisição da língua e da escrita, pretendendo-se perceber se os três segmentos fonológicos emergentes no contexto em foco apresentam resultados idênticos na frequência e na tipologia de formas não convencionais (FNCs). Os dados mostram uma taxa de FNCs semelhante na escrita das três consoantes, mas uma diferença nos tipos de FNCs registados: as soantes motivam mais FNCs por inserção vocálica, com impacto no processamento da estrutura silábica, enquanto as fricativas geram sobretudo FNCs de natureza ortográfica e omissões. Os dados de escrita analisados revelam a tendência registada na aquisição de consoantes em final de sílaba por crianças portuguesas, observando-se um processamento distinto de soantes e de não soantes.

Referências

ABAURRE, M. B. Dados da escrita inicial: indícios de construção da hierarquia de constituintes silábicos? In: HERNANDORENA, C. Aquisição de Língua Materna e de Língua Estrangeira. Aspectos fonético-fonológicos. Pelotas: UCPel, 2001. p. 63-85.

AMORIM, C. Padrão de aquisição de contrastes do PE: A interação entre traços, segmentos e sílabas. 2014. 398 f. Tese (Doutorado em Linguística) – Universidade do Porto, Porto, 2014.

ANDRADE, A. Variação fonética de /l/ em Ataque Silábico em Português Europeu. In: Actas do XIII ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE LINGUÍSTICA, Lisboa: APL, 1997. p. 55-76.

ANDRADE, A.; ANDRADE, E. Sílaba. In: RAPOSO, E.; NASCIMENTO, M. F. B.; MOTA, M. A.; SEGURA, L.; MENDES A.; Andrade A. (Org.). Gramática do Português. Lisboa: CLUL/ FCG, 2020. p. 3371-3396.

ANDRADE, E.; VIANA, M. C. Sinérese, diérese e estrutura silábica. In: Actas do IXI ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE LINGUÍSTICA. Coimbra, 1993.

BAPTISTA, A.; VIANA, F. L.; BARBEIRO, L. F. O ensino da escrita. Dimensões gráfica e ortográfica. Lisboa: Ministério da Educação/Direção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular, 2011.

BERNHARDT, B.; STEMBERGER, J. (Ed.). Handbook of phonological development from the perspective of constraint-based nonlinear phonology. San Diego, CA: Academic Press, 1998.

BISOL, L. A sílaba e seus constituintes. In: NEVES, M. H. M. (Org.). Gramática do português falado. v. VII. São Paulo: Humanitas/FFLCH/USP; Campinas: Editora da Unicamp, 1999.

CORREIA, S. A aquisição da rima em português europeu - ditongos e consoantes em final de sílaba. 2004. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Universidade de Lisboa, Lisboa, 2004.

COSTA, T. Quando o “tigere” pede “desclopa”: representações escritas de formatos silábicos complexos no 1.º ciclo de escolaridade. Comunicação apresentada no I Phonoshuttle OPO-LIS - Ponte área de Fonologia, Centro de Linguística da Universidade de Lisboa; Centro de Linguística da Universidade do Porto, 2020.

CRUZ, M. Prosodic variation in European Portuguese: phrasing, intonation and rhythm in central-southern varieties. 2013. 204 f. Tese (Doutorado em Linguística Portuguesa) – Universidade de Lisboa, Lisboa, 2013.

DEMUTH, K. Prosodic licensing and the development of phonological and morphological representations. In: FARRIS-TRIMBLE, A.; BARLOW, J. (Ed.). Perspectives on phonological theory and acquisition: Papers in Honor of Daniel A. Dinnsen. Amsterdam, The Netherlands: John Benjamins, 2014. p. 11-24. https://doi.org/10.1075/lald.56.04dem

FALÉ, I. Entoação. In: RAPOSO, E.; NASCIMENTO, M. F. B.; MOTA, M. A.; SEGURA, L.; MENDES A.; Andrade A. (Org.). Gramática do Português. Lisboa: CLUL/ FCG, 2020. p. 3429-3447.

FERREIRO, E.; TEBEROSKY, A. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1984.

FIKKERT, P. On the acquisition of prosodic structure. Leiden: HIL, 1994. https://doi.org/10.1075/avt.11.06fik

FIKKERT, P. Acquiring phonology. In: LACY, P. (Ed.). Handbook of phonological theory. Cambridge: Cambridge University Press, 2007.

FREITAS, M. J. Aquisição da Estrutura Silábica do Português Europeu. 1997. Dissertação (Doutorado em Linguística Portuguesa) – Universidade de Lisboa, Lisboa, 1997.

FREITAS, M. J.; RODRIGUES, C.; COSTA, T.; Castelo, A. Os sons que estão dentro das palavras – descrição e implicações para o ensino do português como língua materna. Lisboa: Edições Colibri e Associação de Professores de Português, 2012.

GIRELLI, C. A. Brazilian Portuguese Syllable Structure. 1988. Tese (Doutorado em Filosofia) –University of Connecticut, Connecticut, 1988.

GOMES, J.; Rodrigues, C. O grafema e o dígrafo : um estudo longitudinal do desempenho ortográfico de crianças de três dialetos portugueses. Revista Linguística da Universidade do Porto, no prelo.

GONZÁLEZ, M. G. Português Europeu e Galego: Estudo fonético e fonológico das consoantes em rima medial. 2008. 216 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Portuguesa) – Universidade de Lisboa, Lisboa, 2008.

JAKOBSON, R. Child Language, Aphasia and Phonological Universals. The Hague: Mouton, 1941/1968. https://doi.org/10.1515/9783111353562

KIRK, C.; DEMUTH, K. Onset/coda asymmetries in the acquisition of clusters. In: BEACHLEY, B.; BROWN, A.; CONLIN, F. (Ed.). Proceedings of the 27th Annual Boston University Conference on Language Development. Cascadilla Press, 2003. p. 437-448.

LIMA, R. M. Metátese na linguagem infantil: "porfessora" é bom, "professora" é melhor. Saber & Educar, v. 18, p. 107-115, 2013. https://doi.org/10.17346/se.vol18.55

MALHO, A.; CORREIA, S.; FROTA, S. Emergência de sândi consonântico em Português Europeu: uma abordagem prosódica. Revista da Associação Portuguesa de Linguística, v. 3, p.177-190, 2017. https://doi.org/10.26334/2183-9077/rapln3ano2017a11

MATEUS, M. H.; ANDRADE, E. The phonology of Portuguese. Oxford: Oxford University Press, 2000.

MATEUS, M. H.; RODRIGUES, C. A vibrante em coda no português europeu. In: Actas do XIX ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE LINGUÍSTICA, Lisboa, 2004. p. 289-299.

McCARTHY, J.; PRINCE, A. Prosodic morphology I: Constraint Interaction and Satisfaction. UMass Amherst and Rutgers University, 1993.

MENDES, A.; AFONSO, E.; LOUSADA, M.; ANDRADE, F. Teste fonético fonológico – Avaliação da linguagem pré-Escolar. Aveiro: Designed, Lda., 2009/2013.

MEZZOMO, C. Sobre a aquisição das codas. In: LAMPRECH, R. (Ed.). Aquisição fonológica do português. Perfil de desenvolvimento e subsídio para terapia. Porto Alegre: Artmed, 2004. p. 129-150.

MIRANDA, A. R. M. As sílabas complexas: fonologia e aquisição da linguagem oral e escrita. Fórum linguístico, v. 16, n. 2, p. 3825-3848, 2019. https://doi.org/10.5007/1984-8412.2019v16n2p3825

MIRANDA, A. R. M. Um estudo sobre a natureza dos erros (orto)gráficos produzidos por crianças dos anos iniciais. Educ. rev., v. 36, n. 1, p. 1-39, 2020. https://doi.org/10.1590/0102-4698221615

MIRANDA, A. R.; MATZENAUER, C. Aquisição da Fala e da Escrita; relações com a Fonologia. Cadernos de Educação, v. 35, p. 359-405, 2010.

MORALES-FRONT, A.; HOLT, D. E. On the interplay of morphology, prosody and faithfulness in Portuguese pluralization. In: MARTÍNEZ-GIL, F.; MORALES-FRONT, A. (Ed.). Issues in the phonology and morphology of the major Iberian languages. Washington, DC: Georgetown University Press, 1997. p. 393-437.

OLIVEIRA, C.; MARTINS, P.; TEIXEIRA, A.; MARQUES, I.; SÁ-COUTO, P. An Articulatory and Acoustic Study of the European Portuguese /l/. In: PROCEEDINGS OF THE INTERNATIONAL CONGRESS OF PHONETIC SCIENCES XVII, p. 1538-1541, 2011.

PACHALSKI, L. A grafia de sílabas complexas na aquisição da escrita: relações entre fonologia e ortografia. 2020. 198 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2020.

PAMPIM, M.; REIS, D.; MENDONÇA, C.; FERNANDES, I. A sílaba na relação com a escrita: ataques ramificados na escrita de crianças do segundo e quarto anos - um estudo a partir do EFFE-On. Revista da Associação Portuguesa de Linguística, v. 5, p. 287-304, 2019. https://doi.org/10.26334/2183-9077/rapln5ano2019a20

RAMALHO, A. M. Aquisição fonológica na criança: tradução e adaptação de um instrumento de avaliação interlinguístico para o PE. 2017. 387 f. Tese (Doutorado em Linguística) – Universidade de Évora, Évora, 2017.

RODRIGUES, C. Lisboa e Braga: Fonologia e Variação. FCT-FCG, Lisboa, 2003.

RODRIGUES, C. Todas as Codas são frágeis em Português Europeu? Linguística, Rio de Janeiro, v. 8, n. 1, p. 138-149, 2012.

RODRIGUES, C. Consonantismo. In: RAPOSO, E.; NASCIMENTO, M. F. B.; MOTA, M. A.; SEGURA, L.; MENDES A.; Andrade A. (Org.). Gramática do Português. Lisboa: CLUL/ FCG, 2020. p. 3333-3368.

RODRIGUES, C.; LOURENÇO-GOMES, M. C. Estudo longitudinal da proficiência ortográfica no 2.º e 4.º anos de escolaridade - estruturas /e/, /eI/ e /oU/. Revista Diacrítica (Série Ciências Da Linguagem), v. 30.1, p. 115-36, 2016.

RODRIGUES, C.; LOURENÇO-GOMES, M. C. Representação ortográfica de núcleos nasais na escrita do 2.º e do 4.º ano do ensino básico. In: LAZZAROTTO-VOLCÃO, C.; FREITAS, M. J. (Org.). Estudos em Fonética e Fonologia. Curitiba: Editora CRV, 2018. p. 365-394.

RODRIGUES, C.; LOURENÇO-GOMES, M. C.; ALVES, I.; JANSSEN, M.; GOMES, I. EFFE-On - Escreves como falas - Falas como escreves? (Online corpus of writing and speech of children in the early years of schooling), Lisboa, CLUL, 2015. https://doi.org/10.1075/rro.51.1.02gom

RODRIGUES, S. Caracterização acústica das consoantes líquidas do Português Europeu. 2015. 499 f. Tese (Doutorado em Linguística na especialidade de Diagnóstico e Intervenção) – Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras e Faculdade de Medicina, Lisboa, 2015.

SANTOS, R. N. Aquisição de grupos consonânticos e seu impacto nos desempenhos escritos no 1.º ciclo do Ensino Básico. 2013. 154 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Universidade de Lisboa, Lisboa, 2013.

SANTOS, R.; FREITAS, M. J.; VELOSO, J. Grupos consonânticos na escola: desenvolvimento fonológico e conhecimento ortográfico. Diacrítica, v. 28, n. 1, p. 407-436, 2014.

SELKIRK, E. The syllable. In: SMITH, H. (Ed.). The Structure of Phonological Representations. Dordrecht: Foris, 1982. p.337-383.

SERRANO, F.; GENARD, N.; SUCENA, A.; DEFIOR, S.; ALEGRIA, J.; MOUSTY, P.; LEYBAERT, J.; CASTRO, S.; SEYMOUR, P. Variations in reading and spelling acquisition in Portuguese, French and Spanish: A cross-linguistic comparison. Journal of Portuguese Linguistics, v. 10, p. 183-204, 2011. https://doi.org/10.5334/jpl.106

SEYMOUR, P.; ARO, M.; ERSKINE, J. Foundation literacy acquisition in European orthographies. British Journal of Psychology, v. 94, p. 143-174, 2003.

TEBEROSKY, A.; TOLCHINSKY, L. (Org.). Além da alfabetização: a aprendizagem fonológica, ortográfica, textual e matemática. 2.ed. São Paulo: Ática, 1997.

TREIMAN, R. Why spelling? The benefits of incorporating spelling into beginning reading instruction. In: METSALA, J.; EHRI L. (Ed.). Word recognition in beginning literacy. Mahwah, NJ: Erlbaum, 1998. p. 289-313.

TREIMAN, R.; KESSLER, B. Writing Systems and Spelling Development. In: SNOWLING, M. J.; HULME, C. (Ed.). Blackwell handbooks of developmental psychology. The science of reading: A handbook Blackwell Publishing, 2005. p. 120-134. https://doi.org/10.1002/9780470757642.ch7

VELOSO, J. Da influência do conhecimento ortográfico sobre o conhecimento fonológico. Estudo longitudinal de um grupo de crianças falantes nativas do Português Europeu. 2003. 521 f. Tese (Doutorado em Linguística) – Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Porto, 2003.

VELOSO, J. Coda-avoiding: Some Evidence from Portuguese. Romanitas, lenguas y literaturas romances, v. 3, n. 1, p. 1-29, 2008.

VELOSO, J. Phonology and writing: can we look at written productions to “see the unseeable” in phonology? Revista Loquens, v. 6, p. 1-12, 2019. https://doi.org/10.3989/loquens.2019.059

VIGÁRIO, M. The Prosodic word in European Portuguese. (Interface Explorations Series, 6). Berlin/New York: Mouton de Gruyter, 2003. https://doi.org/10.1515/9783110900927

VIGÁRIO, M.; FROTA, S.; MARTINS, F. A frequência que conta na aquisição da fonologia: types ou tokens? In: Textos Seleccionados, XXV ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE LINGUÍSTICA. Porto: APL, 2010. p. 749-767.

WETZELS, W. L. The lexical representation of nasality in Brazilian Portuguese. Probus, n. 9, p. 203-232, 1997. https://doi.org/10.1515/prbs.1997.9.2.203

Publicado
2022-03-29
Como Citar
Costa, T., Rodrigues, C., & João Freitas, M. (2022). Consoantes (não) soantes em final de palavra: Dados da escrita de crianças portuguesas. Revista Linguagem & Ensino, 24(4), 843-867. https://doi.org/10.15210/rle.v24i4.21206