A Construção do sistema consonantal por crianças falantes nativas de espanhol

  • Bruna Ribeiro Viraqué Universidade Federal de Pelotas - UFPel https://orcid.org/0000-0001-8702-1370
  • Carmen Lúcia Barreto Matzenauer Universidade Federal de Pelotas - UFPel
Palavras-chave: Aquisição fonológica, Traços distintivos, Sistema consonantal do espanhol.

Resumo

O foco deste artigo está na descrição e análise da progressiva aquisição fonológica de contrastes entre as consonantes por crianças falantes nativas do espanhol. O corpus do estudo foi constituído pelos dados de 4 crianças, da cidade de Aceguá-Uruguai, acompanhadas por seis meses, na faixa etária de 1:6 a 2:1. A descrição e a análise dos resultados tiveram o suporte do modelo teórico de Princípios Fonológicos baseados em Traços, de Clements ([2005] 2009), por meio do Modelo Padrão de Aquisição de Contrastes (PAC), proposto por Lazzarotto-Volcão (2009). A aquisição fonológica por crianças uruguaias mostrou-se muito semelhante à das crianças brasileiras, apresentando-se aquelas, entretanto, mais precoces na emergência do contraste determinado pelo traço [±anterior] na classe das fricativas. O estudo revelou tendências gerais na aquisição fonológica e também propôs um ajuste na estrutura do PAC para dar conta da especificidade do inventário consonantal do espanhol em relação ao sistema do português. 

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Biografia do Autor

Bruna Ribeiro Viraqué, Universidade Federal de Pelotas - UFPel
Doutoranda do PPG em Letras da UFPEL
Carmen Lúcia Barreto Matzenauer, Universidade Federal de Pelotas - UFPel
Professora do PPG em Letras da UFPEL

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Publicado
2022-03-29
Como Citar
Ribeiro Viraqué, B., & Lúcia Barreto Matzenauer, C. (2022). A Construção do sistema consonantal por crianças falantes nativas de espanhol. Revista Linguagem & Ensino, 24(4), 701-723. https://doi.org/10.15210/rle.v24i4.21311