30 anos de call no Brasil
Uma área andaimada sobre “ombros de gigantes”
Palavras-chave:
Publicações acadêmicas, Agenda de pesquisa, CALL, Professor Dr. Vilson Leffa
Resumo
Este artigo é uma pesquisa de síntese, com base em um mapeamento bibliográfico feito em publicações acadêmicas selecionadas em periódicos acadêmicos e dissertações produzidas no contexto brasileiro durante o período de 2019 a 2022. Por meio desse estudo de revisão sistemática, busco triangular os dados obtidos com as produções de um renomado pesquisador ativo na área de CALL, o Professor Dr. Vilson Leffa. Os resultados analisados evidenciam os temas prioritários em discussão na atual agenda de pesquisa em CALL, incluindo ainda a produção de material didático digital e o uso de jogos em práticas de ensino de línguas. Tais temas foram identificados pela análise da revisão sistemática e comparados com as produções de Leffa, o qual neste estudo homenageamos por suas ricas e inspiradoras produções feitas ao longo de sua carreira acadêmica à área de CALL.
Publicado
2022-12-22
Como Citar
Cristina dos Reis, S. (2022). 30 anos de call no Brasil: Uma área andaimada sobre “ombros de gigantes”. Revista Linguagem & Ensino, 25(especial), 15-38. https://doi.org/10.15210/10.15210/RLE.V25especial.4382
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (BY-NC-ND 2.5 BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).