Retenção das informações em diferentes tipos de textos lidos em diferentes tipos de mídias
Palavras-chave:
Leitura, Retenção de informações, Proposições semânticas
Resumo
Este estudo investigou a retenção das informações em um texto de notícia acadêmica, um de notícia jornalística, um de resumo e um de introdução de artigo, lidos em computador, tablet, celular e impresso, por graduados em Letras, proficientes em inglês. Objetivou verificar se o nível de retenção variava mais em função do tipo de texto ou da mídia de leitura. Foi solicitado o reconto após leitura de cada tipo de texto. Os recontos foram analisados contrastando-se as proposições semânticas (KINTSCH & VAN DIJK, 1974; 1983) dos textos lidos com as proposições recuperadas nas tarefas de reconto. A análise estatística (ANOVA) não revelou diferença significativa nos testes de retenção, tanto em relação aos textos como às mídias utilizadas na leitura. A capacidade de reter informações lidas mostrou-se mais dependente das habilidades de leitura e do conhecimento prévio do leitor do que do tipo de texto lido ou do meio utilizado.
Publicado
2022-12-22
Como Citar
Cabral Borges, V. M., & Frota Lemos, K. M. (2022). Retenção das informações em diferentes tipos de textos lidos em diferentes tipos de mídias. Revista Linguagem & Ensino, 25(especial), 80-100. https://doi.org/10.15210/10.15210/RLE.V25especial.4414
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (BY-NC-ND 2.5 BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).