Retenção das informações em diferentes tipos de textos lidos em diferentes tipos de mídias

Palavras-chave: Leitura, Retenção de informações, Proposições semânticas

Resumo

Este estudo investigou a retenção das informações em um texto de notícia acadêmica, um de notícia jornalística, um de resumo e um de introdução de artigo, lidos em computador, tablet, celular e impresso, por graduados em Letras, proficientes em inglês. Objetivou verificar se o nível de retenção variava mais em função do tipo de texto ou da mídia de leitura. Foi solicitado o reconto após leitura de cada tipo de texto. Os recontos foram analisados contrastando-se as proposições semânticas (KINTSCH & VAN DIJK, 1974; 1983) dos textos lidos com as proposições recuperadas nas tarefas de reconto. A análise estatística (ANOVA) não revelou diferença significativa nos testes de retenção, tanto em relação aos textos como às mídias utilizadas na leitura. A capacidade de reter informações lidas mostrou-se mais dependente das habilidades de leitura e do conhecimento prévio do leitor do que do tipo de texto lido ou do meio utilizado.

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Publicado
2022-12-22
Como Citar
Cabral Borges, V. M., & Frota Lemos, K. M. (2022). Retenção das informações em diferentes tipos de textos lidos em diferentes tipos de mídias. Revista Linguagem & Ensino, 25(especial), 80-100. https://doi.org/10.15210/10.15210/RLE.V25especial.4414