Digital technologies in didactic sequences for teacher professional development and for english language learning with children

Palavras-chave: Tecnologias digitais, Sequência didática, Formação docente, Inglês com crianças

Resumo

Neste artigo, investigamos o contexto de Ensino Remoto Emergencial (ERE), enfocando a formação inicial de professoras na prática supervisionada de estágio (FERREIRA; TONELLI, 2021; SANTOS; TONELLI, 2021) e ensino e aprendizagem em uma sala de aula de língua inglesa com crianças (LIC). Assim, embasando-nos na perspectiva teórico-metodológica do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) (BRONCKART, 2007; MACHADO; BRONCKART, 2009), propusemos a planificação colaborativa e a implementação de duas sequências didáticas (SD) para o ensino de gêneros textuais com crianças no período de ERE. Discutimos em quais aspectos as atividades mediadas por tecnologias digitais no dispositivo SD contribuíram para a formação inicial docente e para o ensino de LIC. Com esse intuito, conduzimos análises textuais de excertos de transcrições de momentos de planejamento e aplicação das SD. Como resultados, depreendemos que a elaboração e a implementação das SD podem ser consideradas fontes propulsoras para desenvolvimento docente e aprendizagem de LIC para e na sala de aula.
Publicado
2022-12-22
Como Citar
Reichert Assunção Tonelli, J., Andrelo Rao, I., & Vidotti dos Santos, L. (2022). Digital technologies in didactic sequences for teacher professional development and for english language learning with children. Revista Linguagem & Ensino, 25(especial), 101-124. https://doi.org/10.15210/10.15210/RLE.V25especial.4417