Formação de professores de línguas mediada por tecnologias digitais
Antes, durante e após a pandemia
Resumo
Este estudo discute experiências de formação de professores de línguas, mediadas por tecnologias digitais antes, durante e depois da pandemia de Covid-19. Usando aspectos de uma abordagem de estudo de caso, analisamos experiências de formação de professores, com a integração de projetos de intercâmbio virtual realizados na disciplina de Estágio Supervisionado, num curso de Letras-Inglês, nos semestres de 2019-2, 2020-2, 2021-2 e 2022-1. Os resultados sugerem que a instituição onde a formação ocorreu não tem apoiado a integração de atividades de ensino on-line ou híbrido ao currículo de cursos presenciais. Tal instituição adotou o formato remoto apenas de forma emergencial durante a pandemia, voltando ao ensino tradicional logo após o retorno às atividades presenciais, sem incorporar as oportunidades de adaptação do currículo, propiciadas pela pandemia. A conclusão sugere que os cursos de formação de professores sejam revisados, incorporando lições da pandemia, a fim de preparar futuros professores para as mediações necessárias, propiciadas pelas línguas estrangeiras e pelas tecnologias.
Publicado
2022-12-22
Como Citar
Furtado Guimarães, F., Alberto Hildeblando Júnior, C., & Rebeca Finardi, K. (2022). Formação de professores de línguas mediada por tecnologias digitais: Antes, durante e após a pandemia. Revista Linguagem & Ensino, 25(especial), 179-204. https://doi.org/10.15210/10.15210/RLE.V25especial.4443
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (BY-NC-ND 2.5 BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).