"Uma espiadinha na vida de Vilson Leffa”

Experiências vividas, histórias contadas e identidades reconstruídas

Resumo

Esta entrevista (re)construída a partir da produção acadêmica de Vilson Leffa apresenta e problematiza o ensino e aprendizagem de línguas/linguagens mediados por tecnologias digitais e tece reflexões críticas acerca da formação de professores da área na era da cultura digital. O artigo nos convida a dar uma espiadinha na vida de Leffa, por meio da seguinte provocação: “Como a Educação Linguística e suas intersecções ressignificam os saberes docentes e discentes na era do pós-método e da cibercultura?”; questão central dentro da perspectiva da educação linguística no Brasil. A partir dos excertos extraídos da produção intelectual deste pioneiro da Linguística Aplicada, visa-se: i) suscitar reflexões críticas sobre ensino e aprendizagem de línguas/linguagens mediados por tecnologias digitais a partir de praxeologias que consideramos decoloniais; ii) desvendar (novas) possibilidades metodológicas e teóricas profícuas para a ruptura de concepções cristalizadas nos cursos de formação de professores de línguas no século XXI.
Publicado
2022-12-22
Como Citar
Aparecido da Silva, K., de Oliveira Penna, S. M., & Soares Castelo Branco, A. (2022). "Uma espiadinha na vida de Vilson Leffa”: Experiências vividas, histórias contadas e identidades reconstruídas. Revista Linguagem & Ensino, 25(especial), 250-273. https://doi.org/10.15210/10.15210/RLE.V25especial.4446