Negros/as surdos/as

reflexões sobre interseccionalidades e resistências

  • Rhaul de Lemos Santos
  • Sueli de Fátima Fernandes
  • Paulo Vinícius Baptista da Silva
Palavras-chave: Negros/as surdos/as, Interseccionalidade, Identidades, Resistência

Resumo

A motivação deste trabalho tem como foco a reflexão acerca das dimensões do ser surdo/a e do ser negro/a para a compreensão do entrecruzamento de sistemas particulares de poder – o racismo e o ouvintismo – na conformação de subjetividades de negros/as surdos/as. Apropriando-nos da ferramenta analítica da interseccionalidade, buscamos promover o debate que envolve o entrecruzamento entre raça e surdez, analisando a tematização das políticas de identidades em manifestações artístico-culturais de negros/as surdos/as. A partir das contribuições teórico-conceituais produzidas nos campos dos estudos surdos em educação e das relações étnico-raciais, fazemos aproximações interseccionais com a intenção de refletirmos sobre os marcadores sociais da diferença de negros/as surdos/as e os entrecruzamentos das exclusões e desigualdades acerca de suas experiências sociais, tomando algumas manifestações estéticas da comunidade negra surda que vêm operando como formas de resistência, agência e fortalecimentos das lutas identitárias de negros/as surdos/as.

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Publicado
2023-11-17
Como Citar
de Lemos Santos, R., de Fátima Fernandes, S., & Vinícius Baptista da Silva, P. (2023). Negros/as surdos/as: reflexões sobre interseccionalidades e resistências. Revista Linguagem & Ensino, 26(1), 121-139. https://doi.org/10.15210/rle.v26i1.6754