Negros/as surdos/as

reflexões sobre interseccionalidades e resistências

  • Rhaul de Lemos Santos
  • Sueli de Fátima Fernandes
  • Paulo Vinícius Baptista da Silva
Palavras-chave: Negros/as surdos/as, Interseccionalidade, Identidades, Resistência

Resumo

A motivação deste trabalho tem como foco a reflexão acerca das dimensões do ser surdo/a e do ser negro/a para a compreensão do entrecruzamento de sistemas particulares de poder – o racismo e o ouvintismo – na conformação de subjetividades de negros/as surdos/as. Apropriando-nos da ferramenta analítica da interseccionalidade, buscamos promover o debate que envolve o entrecruzamento entre raça e surdez, analisando a tematização das políticas de identidades em manifestações artístico-culturais de negros/as surdos/as. A partir das contribuições teórico-conceituais produzidas nos campos dos estudos surdos em educação e das relações étnico-raciais, fazemos aproximações interseccionais com a intenção de refletirmos sobre os marcadores sociais da diferença de negros/as surdos/as e os entrecruzamentos das exclusões e desigualdades acerca de suas experiências sociais, tomando algumas manifestações estéticas da comunidade negra surda que vêm operando como formas de resistência, agência e fortalecimentos das lutas identitárias de negros/as surdos/as.

Referências

BAKHTIN, M. Questões de Literatura e Estética. São Paulo: Hucitec, 1988.
BAUMAN, H. L.; MURRAY, J. J. Estudos surdos no século 21: “Deaf-gain” e o futuro da diversidade humana. In: ANDREIS-WITKOSKI, S; FILIETAZ, M. R. P. (Orgs.). Educação de surdos em debate. Curitiba: Editora UTFPR, 2014. p. 67-91.
BHABHA, H. O local da cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014.
BRAIT, B. Olhar e ler: verbo-visualidade em perspectiva dialógica. Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso, v. 8, n. 2, p. 43-66, 2013.
BRASIL. Decreto n. 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispões sobre Língua Brasileira de Sinais – Libras. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 2005.
BRASIL. Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 25 de abril de 2002.
BUZAR, F. J. R. Interseccionalidade entre raça e surdez: a situação de surdos(as) negros(as) em São Luísa. 2012. 155 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
CAMPOS, S. R. L de, BENTO N. A. Nem todo surdo é igual: discussões interseccionais preliminares na educação de surdos. DELTA, v. 38, n. 1, p. 1-18, 2022.
CANDAU, V. M. F. Diferenças culturais, interculturalidade e educação em direitos humanos. Educação & Sociedade, v. 33, n. 118, p. 235-250, 2012.
CHAIA, M. Artivismo – Política e arte hoje. Aurora – revista de arte, mídia e política, n. 1, p. 911, 2007.
CHAPPLE, R. L. Toward a Theory of Black Deaf Feminism: the quiet invisibility of a population. Journal of Women and Social Work, v. 34, n. 2, p. 1-13, 2018.
COLLINS, P. H. Se perdeu na tradução? Feminismo negro, interseccionalidade e política emancipatória. Revista Parágrafo, v. 5, n. 1, p. 6-17, 2017.
CRENSHAW, K. Documento para encontro de especialistas em aspectos da discriminação racial relativos ao gênero. Estudo Feministas, v. 10, n. 1, p. 171-180, 2002.
EVARISTO, C. Gênero e etnia: uma escre(vivência) de dupla face. In: MOREIRA, N. M. B; SCHNEIDER, E. (Orgs.). Mulheres no mundo: etnia, marginalidade e diáspora. João Pessoa: Idéia/Editora Universitária, 2005. p. 201-212.
FERNANDES, S. Políticas linguísticas e de identidade(s): a língua como fator de in(ex)clusão dos surdos. Trama, v. 7, n. 14, p. 109-123, 2011.
FERNANDES, C. P. Criança surda pequena na educação infantil: a ouvintização no contexto inclusivo da Rede Municipal de Curitiba/PR. 2022. 190 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2022.
FERNANDES, S. de F. Educação bilingue para surdos: identidades, diferenças, contradições e mistérios. 2003. 213 f. Tese (Doutorado em Letras) – Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2003.
FERNANDES, S. de F.; TERCEIRO, F. M. L. Deafhood: um conceito em formação no campo dos Estudos Surdos no Brasil. Revista Educação Especial, v. 32, p. 1-23, 2019.
FERREIRA, A. de J. Teoria racial crítica e letramento racial crítico: narrativas e contranarrativas de identidade racial de professores de línguas. Revista da ABPN, São Paulo, v. 14, n. 6, p. 236263, 2014.
FERREIRA, P. L. A. O ensino das relações étinico-raciais nos percursos de escolarização de negros surdos na educação básica. 2018. 122 f. Dissertação (Metrado em Ensino) – Programa de Pós-Graduação em Ensino, Universidade Estatual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista, 2018.
GARCIA, B. G. O multiculturalismo na educação dos surdos: a resistência e relevância da diversidade para a educação dos surdos. In: SKLIAR, C. (Org.). Atualidade da educação bilíngue para surdos. Porto Alegre: Mediação, 1999. p. 149-162.
GELEDÉS, I. M. N. Inclusão Social do Negro Surdo. Disponível em: https://www.geledes.org.br/ii-congresso-nacional-de-inclusao-social-do-negro-surdo/. Acesso em: 20 mar. 2021.
GOYOS, A. C. S.; FERNANDES, S.; JESUS, J. D. Interfaces entre políticas linguísticas e políticas educacionais: reflexões sobre a educação bilíngue para surdos. EDUCACAO UNISINOS, v. 24, p. 1-18, 2020.
HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: Lamparina, 2006. KARNOPP, L. B.; KLEIN M.; LUNARDI-LAZZARIN, M. L. Cultura Surda na Contemporaneidade: negociações, intercorrências e provocações. Revista Espaço, n. 56, p. 15-18, 2021.
LADD, P. Em Busca da Surdida de I: colonização dos Surdos. Trad. Mariani Martini. Lisboa: Surd’Universo, 2013.
LADD, P. In Search of Deafhood: Towards an understanding of British Deaf Culture. 1998. 281 f. Tese (Doutorado em Filosofia) – Faculdade de Ciências Sociais, Departamento de Estudos Surdos, Universidade de Bristol, Inglaterra, 1998.
LANE, H. A máscara da benevolência: A comunidade surda amordaçada. Lisboa: Instituto Piaget, 1992.
LINHARES, R. S. de A. Traduzir a surditude: diálogos entre pesquisadores surdos do brasil e a tradutologia das línguas de sinais. 2019. 241 f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Tradução) – Programa de Pós-graduação em Estudos da Tradução, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2019.
LOPES, M. C. Surdez e Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
MARQUES, R. R. A experiência de ser surdo: uma descrição fenomenológica. 2008. 133 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2008.
MATTELART, A.; NEVEU, É. Introdução aos estudos culturais. Parábola: São Paulo, 2004.
MOURA, C. História do negro brasileiro. São Paulo: Editora Ática, 1992.
MOURÃO, C. H. N. Literatura surda: experiência das mãos literárias. 2016. 287 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2016.
NEVES, G. V. Em busca da Surdidade: o entre-lugar da cultura surda na contemporaneidade. RELACult – Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade, v. 7, n. 4, p. 1-9, 2021. PADDEN, C.; HUMPHRIES, T. Deaf in America: Voices from a Culture. Massachusetts: Harvard University Press, 1988.
PERLIN, G. O ser e o estar sendo surdos: alteridade, diferença e identidade. 2003. 156 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2003.
ROCHA, C. H.; MACIEL, R. F. Multimodalidade, letramentos e translinguagem: diálogos para a educação linguística contemporânea. In: LEANDRA, I. S. S; MACIEL, R. F. (Orgs.). Formação e prática docente em língua portuguesa e literatura. Campinas: Pontes Editores, 2019. p. 117144.
SANTOS, R. de L. Negros/as surdos/as no ensino superior: mapeando cursos de graduação de Letras Libras. 2019. 154 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
SANTOS, R. de L.; GRIGOLOM, G.; MEDEIROS, J. Slam resistência surda-Curitiba: movimento e poesia. Revista Espaço, n. 54, p. 31-54, 2020.
SILVA, T. T. A produção social da identidade e da diferença. In: SILVA, T. T. (Org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos Estudos Culturais. São Paulo: Editora Vozes, 2014. p. 73-102. SKLIAR, C. A invenção e a exclusão da alteridade" deficiente" a partir dos significados da normalidade. Educação & Realidade, v. 24, n. 2, p. 15-32, 1999.
SKLIAR, C. Os Estudos Surdos em educação: problematizando a normalidade. In: SKLIAR, C. (Org.). A Surdez: um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre: Editora Mediação, 2013. p. 7-32.
SOUZA, A. L. S. Letramentos de reexistência: culturas e identidades no movimento hip-hop. 2006. 206 f. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) – Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2006.
STAPLETON, L. D. The unexpected talented tenth: Black d/Deaf students thriving within the margins. 2014. 315 f. Tese (Doutor em Educação) – Department Educational Leadership and Policy Studies, Universidade Estadual de Iowa, Ames, 2014.
VIANNA, G. dos S. Corpo surdo: na língua, na corporeidade e na história, os sentidos. 2014. 181 f. Tese (Doutorado em Linguística) – Programa de Pós-Graduação em Linguística, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
WRIGLEY, O. The politics of deafness. Washington: Gallaudet University Press, 1996.
Publicado
2023-11-17
Como Citar
de Lemos Santos, R., de Fátima Fernandes, S., & Vinícius Baptista da Silva, P. (2023). Negros/as surdos/as: reflexões sobre interseccionalidades e resistências. Revista Linguagem & Ensino, 26(1), 121-139. Recuperado de https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/rle/article/view/25728