A ética amefricana como prática pedagógica da literatura afro-latino-americana

possíveis incursões da crítica e historiografia literária para o século XXI

  • Rogério Mendes Coelho

Resumo

O presente artigo discute a ausência das contribuições afrodescendentes para o processode formação da literatura hispano-americana pela historiografia, crítica literárias ecurricularização escolar. Atribui-se ao fato a predominância dos referentes civilizacionaiseurocêntricos na América Latina em virtude das relações coloniais no continente. Reflexono propósito que releva a motivação das Epistemologias do Sul, ao aproximar osfundamentos tradicionais e sapienciais que aproximam África e América, bem comoreflexões do Coletivo Decolonial (Mignolo, 2020), no propósito de (re)pensar osdesdobramentos históricos, políticos e sociais da relação entre a Modernidade eColonialidade para a América Latina, dentro do que propôs o conceito Cidade Letrada(Rama, 1985), o estudo destaca a importância e a centralidade do patrimônio ancestral e aprodução crítica da epistemologia afrodescendente independente, no intuito de melhorvisibilizar a contribuição cultural e intelectual africana e afrodescendente no processo deformação do pensamento fundamental e crítico latino-americano.
Publicado
2024-02-27
Como Citar
Mendes Coelho, R. (2024). A ética amefricana como prática pedagógica da literatura afro-latino-americana: possíveis incursões da crítica e historiografia literária para o século XXI. Revista Linguagem & Ensino, 26(3). https://doi.org/10.15210/rle.v26i3.26282