A ética amefricana como prática pedagógica da literatura afro-latino-americana

possíveis incursões da crítica e historiografia literária para o século XXI

  • Rogério Mendes Coelho

Resumo

O presente artigo discute a ausência das contribuições afrodescendentes para o processo
de formação da literatura hispano-americana pela historiografia, crítica literárias e
curricularização escolar. Atribui-se ao fato a predominância dos referentes civilizacionais
eurocêntricos na América Latina em virtude das relações coloniais no continente. Reflexo
no propósito que releva a motivação das Epistemologias do Sul, ao aproximar os
fundamentos tradicionais e sapienciais que aproximam África e América, bem como
reflexões do Coletivo Decolonial (Mignolo, 2020), no propósito de (re)pensar os
desdobramentos históricos, políticos e sociais da relação entre a Modernidade e
Colonialidade para a América Latina, dentro do que propôs o conceito Cidade Letrada
(Rama, 1985), o estudo destaca a importância e a centralidade do patrimônio ancestral e a
produção crítica da epistemologia afrodescendente independente, no intuito de melhor
visibilizar a contribuição cultural e intelectual africana e afrodescendente no processo de
formação do pensamento fundamental e crítico latino-americano.

Publicado
2024-02-27
Como Citar
Mendes Coelho, R. (2024). A ética amefricana como prática pedagógica da literatura afro-latino-americana: possíveis incursões da crítica e historiografia literária para o século XXI. Revista Linguagem & Ensino, 26(3). https://doi.org/10.15210/rle.v26i3.26282