Narrar e reescrever a história do negro no Rio de Janeiro do século XX

o ponto de vista nos romances de Paulo Lins

  • Thiago Martins Rodrigues
Palavras-chave: AZEVEDO, Aluísio. O cortiço. 30. ed. São Paulo: Ática, 1997. CAMARGO, Luís Gonçales Bueno de. Uma história do romance brasileiro de 30. 2001. 953 f. Tese (Doutorado em Teoria e História Literária) — Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2001. CÂNDIDO, Antonio. De cortiço a cortiço. Novos Estudos CEBRAP, n. 30, p. 111-129, 1991. CÂNDIDO, Antonio. Literatura e subdesenvolvimento. In: CÂNDIDO, Antonio. A educação pela noite & outros ensaios. São Paulo: Editora Ática, 1989. LINS, Paulo. Cidade de Deus. São Paulo: Companhia das Letras, 1997. LINS, Paulo. Desde que o samba é samba. São Paulo: Planeta, 2012. NASCIMENTO, Beatriz. Uma história feita por mãos negras: relações raciais, quilombos e movimentos. Organização de Alex Ratts. Rio de Janeiro: Zahar, 2021. OTSUKA, Edu Teruki. Conflito e interrupção: sobre um artifício narrativo em O cortiço. Terceira Margem, Rio de Janeiro, v. 13, n. 21, p. 177-186, 2009. REIS, Maria Firmina dos. Úrsula. Porto Alegre: Taverna, 2018. RODRIGUES, Thiago Martins. História (re)escrita em Paulo Lins: narrativas do negro no Rio de Janeiro do século XX. 2022. 102 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2022. SANSEVERINO, Antonio Marcos Vieira. Entre o narrador e matéria narrada: notas de leitura de O cortiço. Nau Literária, v. 16, n. 2, p. 91-118, 2019. SCHWARZ, Roberto. Sequências brasileiras. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1999. SCHWARZ, Roberto. Um mestre na periferia do capitalismo: Machado de Assis. São Paulo: Companhia das Letras, 2012. SODRÉ, Muniz. Samba, o dono do corpo. Rio de Janeiro: Mauad X, 1998.

Resumo

O presente artigo tem como objetos de análise os romances Cidade de Deus (1997) e Desde que o samba é samba (2012), ambos do carioca Paulo Lins. A hipótese é que há uma perspectiva histórica posta entre as duas obras, que pode ser depreendida com base na análise dos narradores que se querem afastados e imparciais e, consequentemente, dos seus pontos de vista narrativos. O objetivo, assim, consiste em caracterizar e examinar os pontos de vista narrativos construídos em cada um dos romances a fim de apreender as tensões e os enfoques histórico e literário das obras. Com base no acúmulo da crítica brasileira, conclui-se que os pontos de vista narrativos, em meio a embates e tensões, de ordem formal e social, decorrem de seus momentos históricos de produção.

Referências

AZEVEDO, Aluísio. O cortiço. 30. ed. São Paulo: Ática, 1997.
CAMARGO, Luís Gonçales Bueno de. Uma história do romance brasileiro de 30. 2001. 953 f. Tese (Doutorado em Teoria e História Literária) — Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2001.
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SANSEVERINO, Antonio Marcos Vieira. Entre o narrador e matéria narrada: notas de leitura de O cortiço. Nau Literária, v. 16, n. 2, p. 91-118, 2019.
SCHWARZ, Roberto. Sequências brasileiras. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.
SCHWARZ, Roberto. Um mestre na periferia do capitalismo: Machado de Assis. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.
SODRÉ, Muniz. Samba, o dono do corpo. Rio de Janeiro: Mauad X, 1998.
Publicado
2024-02-27
Como Citar
Martins Rodrigues, T. (2024). Narrar e reescrever a história do negro no Rio de Janeiro do século XX: o ponto de vista nos romances de Paulo Lins. Revista Linguagem & Ensino, 26(3). https://doi.org/10.15210/rle.v26i3.26284