A Amazônia e a educação ambiental através da Língua Brasileira de Sinais na perspectiva da educação inclusiva

  • Evaneide de Brito Feitosa Aguiar Universidade Federal do Tocantins https://orcid.org/0000-0002-1279-2389
  • Anderson Boás Universidade Federal do Tocantins
  • Milena Botelho Azevedo Lena Universidade Federal do Tocantins
  • Airton Cardoso Cançado Universidade Federal do Tocantins - Palmas
Palavras-chave: Amazônia, Educação Ambiental, Língua Brasileira de Sinais, Educação Inclusiva

Resumo

Este artigo tem como propósito apresentar um relato de experiência e os desdobramentos de uma oficina executada no Instituto Federal do Maranhão, que abordou temas da Amazônia e da Educação Ambiental sob a perspectiva da Educação Inclusiva utilizando a Língua Brasileira de Sinais (Libras). O intuito da oficina foi disseminar conhecimentos sobre a região Amazônica e fomentar a reflexão acerca da relevância da Educação Ambiental, buscando englobar a comunidade surda nas discussões e expandir o diálogo sobre o tema. O artigo visa a compartilhar os resultados obtidos na oficina, incentivando uma reflexão acerca do assunto sob um prisma inclusivo e prático. Com este relato, almeja-se contribuir para o desenvolvimento de práticas educacionais mais inclusivas e equitativas.

Biografia do Autor

Evaneide de Brito Feitosa Aguiar, Universidade Federal do Tocantins
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Federal do Tocantins (PPGDR/UFT). Mestra em Educação profissional e Tecnológica (ProfEPT/IFTO).
Anderson Boás, Universidade Federal do Tocantins
Mestre em Cartografia Social e Política da Amazônia pela Universidade Estadual do Maranhão, Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Federal do Tocantins (PPGDR/UFT).
Milena Botelho Azevedo Lena, Universidade Federal do Tocantins
Mestra em Comunicação e Sociedade pela Universidade Federal do Tocantins, Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Federal do Tocantins (PPGDR/UFT).
Airton Cardoso Cançado, Universidade Federal do Tocantins - Palmas
Doutor em Administração pela Universidade Federal de Lavras, Professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Federal do Tocantins (PPGDR/UFT).

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Publicado
2024-09-02
Como Citar
Aguiar, E. de B. F., Boás, A., Botelho Azevedo Lena, M., & Cardoso Cançado, A. (2024). A Amazônia e a educação ambiental através da Língua Brasileira de Sinais na perspectiva da educação inclusiva. Revista Linguagem & Ensino, 27(1), 171-191. Recuperado de https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/rle/article/view/26619
Seção
Artigos