Educação linguística em contexto rural angolano

  • Cristine Severo Universidade Federal de Santa Catarina
  • Ezequiel Bernardo Instituto Superior de Ciências da Educação de Cabinda
Palavras-chave: Angola, Línguas africanas, Educação no Contexto Rural, Multilinguismo

Resumo

Abordamos a realidade sociolinguística educacional do contexto angolano, com enfoque na área rural, em diálogo com trabalhos sobre o multilinguismo em contextos do Sul Global. Exploramos a relação entre os contextos escolar e familiar, evidenciando as contradições, os desafios, os silenciamentos e as resistências envolvendo o uso das línguas maternas angolanas. A relação entre os contextos rural-urbano em Angola é social, econômica e politicamente assimétrica. Com base em análise documental, pesquisa de campo em uma escola localizada em contexto rural e entrevistas com professores, analisamos e problematizamos essa situação, atentando para a importância de políticas públicas educacionais de orientação multilíngue e intercultural, com enfoque na relação escola-família.

Biografia do Autor

Cristine Severo, Universidade Federal de Santa Catarina
Professora associada IV da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), professora dos Programas de Pós-Graduação em Linguística (PPGl) e Ciências Humanas (DICH) da UFSC, pesquisadora do CNPq nível 2 e líder do grupo de pesquisa Políticas Linguísticas Críticas e Direitos Linguísticos (Políticas, UFSC).
Ezequiel Bernardo, Instituto Superior de Ciências da Educação de Cabinda
Professor Assistente e Chefe da Seção de Investigação Científica e Pós-graduação do Instituto Superior de Ciências da Educação de Cabinda (ISCED). Doutorando em Linguística na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC-PPGl).

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Publicado
2024-09-02
Como Citar
Severo, C., & Bernardo, E. (2024). Educação linguística em contexto rural angolano. Revista Linguagem & Ensino, 27(1), 90-106. Recuperado de https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/rle/article/view/26682
Seção
Artigos