Contra o reducionismo linguístico: um estudo de caso sobre a série Accents of the world da página Unpuzzled English no Instagram
Resumo
Este artigo visa a analisar a série de vídeos Accents Of The World da página Unpuzzled English no Instagram, criada por uma professora de inglês brasileira. Para dar conta desse objetivo, este estudo se ancorou não só na interface entre Sociolinguística e Aprendizagem de Língua Estrangeira (LE), conforme proposto por Fragozo (2018), como também em outros diálogos entre pesquisas no campo da Linguística Aplicada (LA), a exemplo dos estudos de Crystal (2012), Holliday (2013) e Albuquerque e Becker (2021). Nesse sentido, um breve estudo de caso (Gil, 2002) foi realizado através de questões norteadoras que subsidiaram a análise de 11 vídeos do perfil. Por fim, concluiu-se que o trabalho de divulgação linguística e científica pode contribuir ativamente para uma educação linguística menos preconceituosa, ao passo que outros professores se empoderam com o conhecimento instrumental necessário para o combate ao reducionismo linguístico.Downloads
Referências
ALBUQUERQUE, J. I. A.; BECKER, M. R. Inteligibilidade. In: KUPSKE, F. F; ALVES, U. K.; LIMA JÚNIOR, R. (Orgs.). Investigando os sons de línguas não nativas: uma introdução. Campinas: Editora da Abralin, 2021. p. 235-258. E-book. Disponível em: https://editora.abralin.org/publicacoes/investigando-os-sons-de-linguas-nao-nativas/. Acesso em: 10 fev. 2024.
ALVES, U. K.; BATTISTI, E. Variação e diversidade linguística no ensino-aprendizagem de língua inglesa na graduação em Letras. Cadernos de Letras da UFF, v. 24, n. 48, p. 291-311, 2014.
CANAGARAJAH, S. Translingual practices: Global Englishes and cosmopolitan relations. England: Routledge, 2013.
CRYSTAL, D. English as a Global Language. United Kingdom: Cambridge University Press, 2012.
FRAGOZO, C. S. CULTURA E SOCIOLINGUÍSTICA NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESTRANGEIRA. Fólio - Revista De Letras, v. 3, n. 1, p. 151-167, 2011.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Editora Atlas S.A, 2002.
HOLLIDAY, A. The Struggle to Teach English as an International Language. Oxford: Oxford University Press, 2013.
JENKINS, J. The Phonology of English as an International Language. Oxford: Oxford University Press, 2000.
LABOV, W. The Social Stratification of English in New York City. Cambridge: Cambridge University Press, 2009.
MADEIRA, A. Aquisição de língua não materna. In: FREITAS, M. J.; SANTOS, A. L. (Orgs.). Aquisição de língua materna e não materna: questões gerais e dados do português. Berlim: Language Science Press, 2017. p. 305-330.
PHILLIPSON, R. Linguistic Imperialism. Oxford: Oxford University Press, 1992.
SEIDLHOFER, B. Understanding English as a Lingua Franca. Oxford: Oxford University Press, 2010.