CONTRA O REDUCIONISMO LINGUÍSTICO

um estudo de caso sobre a série Accents Of The World da página Unpuzzled English no Instagram

  • Marianna Collares Soares Rego Universidade Federal do Rio Grande
  • Camila Gonçalves do Santos do Canto Universidade Federal do Pampa - Campus Jaguarão
Palavras-chave: Sotaque, Pronúncia, Diversidade linguística

Resumo

Este artigo visa a analisar a série de vídeos Accents Of The World da página Unpuzzled English no Instagram, criada por uma professora de inglês brasileira. Para dar conta desse objetivo, este estudo se ancorou não só na interface entre Sociolinguística e Aprendizagem de Língua Estrangeira (LE), conforme proposto por Fragozo (2018), como também em outros diálogos entre pesquisas no campo da Linguística Aplicada (LA), a exemplo dos estudos de Crystal (2012), Holliday (2013) e Albuquerque e Becker (2021). Nesse sentido, um breve estudo de caso (Gil, 2002) foi realizado através de questões norteadoras que subsidiaram a análise de 11 vídeos do perfil. Por fim, concluiu-se que o trabalho de divulgação linguística e científica pode contribuir ativamente para uma educação linguística menos preconceituosa, ao passo que outros professores se empoderam com o conhecimento instrumental necessário para o combate ao reducionismo linguístico.

Biografia do Autor

Marianna Collares Soares Rego, Universidade Federal do Rio Grande
Doutoranda em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) – área de concentração: Estudos da Linguagem
Camila Gonçalves do Santos do Canto, Universidade Federal do Pampa - Campus Jaguarão
Professora Adjunta do curso de Licenciatura em Letras – Português da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA).

Referências

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Publicado
2024-09-02
Como Citar
Collares Soares Rego, M., & Gonçalves dos Santos do Canto, C. (2024). CONTRA O REDUCIONISMO LINGUÍSTICO: um estudo de caso sobre a série Accents Of The World da página Unpuzzled English no Instagram. Revista Linguagem & Ensino, 27(1), 107-117. Recuperado de https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/rle/article/view/26718
Seção
Artigos