Variação e mudança no uso dos relativizadores no inglês acadêmico

uma análise em tempo real de curta duração e sua aplicação ao ensino do inglês como língua adicional

  • Dante Lucchesi Luchesi Universidade Federal Fluminense http://orcid.org/0000-0002-8058-2658
  • Fabrícia Andrade Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ)
Palavras-chave: Orações relativas, Mudança linguística, Inglês acadêmico, Ensino de língua adicional

Resumo

Este artigo apresenta os resultados quantitativos de uma análise variacionista do uso dos relativizadores no inglês acadêmico, utilizando como amostra textos transcritos de palestras universitárias e artigos de revistas científicas. É feita também uma análise comparativa com um estudo da mesma natureza, que utiliza amostras das décadas de 1970 e 1980, para a observação de um potencial processo de mudança na forma como as orações relativas são introduzidas no inglês, no que se denomina estudo da mudança em tempo real de curta duração. Por fim, são feitas sugestões para a aplicação dos resultados aqui apresentados no ensino de inglês como língua adicional, contribuindo para que esse ensino se paute por uma visão mais realista da língua.

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Biografia do Autor

Dante Lucchesi Luchesi, Universidade Federal Fluminense
Professor Titular de Língua Portuguesa (aposentado) da Universidade Federal Fluminense (UFF) e Professor Visitante (Titular) do Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura da Universidade Federal da Bahia; Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, Nível 1B.
Fabrícia Andrade, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ)
Professora de Língua Inglesa do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ), Mestre em Língua e Cultura pela UFBA e Doutora em Estudos da Linguagem pela UFF.

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Publicado
2024-09-02
Como Citar
Luchesi, D. L., & Gomes Andrade, F. E. (2024). Variação e mudança no uso dos relativizadores no inglês acadêmico: uma análise em tempo real de curta duração e sua aplicação ao ensino do inglês como língua adicional. Revista Linguagem & Ensino, 27(1), 192-214. https://doi.org/10.15210/rle.v27i1.26737
Seção
Artigos