"Respeita as mina"

Por uma pedagogia crítica feminista no ensino de língua portuguesa

  • Renata Targino de Figueiredo
  • Marcia Lisbôa Costa de Oliveira

Resumo

Neste artigo, apresentamos um recorte de uma pesquisa qualitativa que combinou aspectos bibliográficos, propositivos e interventivos. O objetivo da investigação foi construir estratégias pedagógicas de ensino de língua portuguesa referenciadas nas epistemes feministas, a fim de colaborar no combate às desigualdades e violências de gênero. Neste texto, focalizamos a fundamentação teórica e a proposta elaborada ao longo da investigação. Descrevemos atividades diagnósticas, bem como propostas de leitura e produção de textos em diferentes modos de construção de sentidos, que buscam estimular diálogos sobre desigualdades e sobre os riscos da essencialização dos papéis de gênero. Nosso enquadramento teórico interconecta epistemes feministas (SAFFIOTI, 2015; RAGO, 2018; GONZALES, 2019) e pedagogias críticas que buscam a conscientização e o engajamento discente na luta por justiça social (FREIRE, 2013; 2015; 2018; HOOKS, 2018ª; 2018b; DE COCK; PEREIRA, 2019).  Consideramos que as pedagogias críticas de abordagem freireana, associadas às epistemes feministas, em perspectiva multicultural, podem contribuir para a transformação das perspectivas heteropatriarcais, ainda hegemônicas em nossa sociedade.

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Publicado
2025-04-11
Como Citar
Targino de Figueiredo, R., & Lisbôa Costa de Oliveira, M. (2025). "Respeita as mina": Por uma pedagogia crítica feminista no ensino de língua portuguesa. Revista Linguagem & Ensino, 25(2). Recuperado de https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/rle/article/view/28821