Olhares suleados à educação linguística do espanhol

Análise curricular dos cursos de Letras Espanhol da UFS

  • Doris Cristina Vicente da Silva Matos
  • Jakelliny Almeida Santos

Resumo

Este trabalho, situado na área da Linguística Aplicada (LA), parte de pesquisa que analisou os Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) presenciais em Letras Português-Espanhol e Letras Espanhol, da Universidade Federal de Sergipe. A análise está baseada na confluência de pressupostos contemporâneos da LA, tais como: os estudos decoloniais; os postulados da educação intercultural; a interculturalidade crítica; o suleamento e as teorias do currículo. Para tanto, nesta pesquisa documental e interpretativista, nossa proposta foi identificar se a epistemologia presente nos PPC é SULeada ou NORTEada, isto é, voltada às vozes do Sul ou age em prol dos saberes do Norte, os quais são hegemônicos, portanto, de natureza eurocêntrica. Identificamos, a partir do corpus analítico, que o ato de sulear a educação linguística do espanhol nesses currículos é uma prática presente, ainda que os documentos analisados não prescrevam epistemes suleadoras.

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Publicado
2025-04-11
Como Citar
Vicente da Silva Matos, D. C., & Almeida Santos, J. (2025). Olhares suleados à educação linguística do espanhol: Análise curricular dos cursos de Letras Espanhol da UFS. Revista Linguagem & Ensino, 25(2). Recuperado de https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/rle/article/view/28823