Olhares suleados à educação linguística do espanhol
Análise curricular dos cursos de Letras Espanhol da UFS
Resumo
Este trabalho, situado na área da Linguística Aplicada (LA), parte de pesquisa que analisou os Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) presenciais em Letras Português-Espanhol e Letras Espanhol, da Universidade Federal de Sergipe. A análise está baseada na confluência de pressupostos contemporâneos da LA, tais como: os estudos decoloniais; os postulados da educação intercultural; a interculturalidade crítica; o suleamento e as teorias do currículo. Para tanto, nesta pesquisa documental e interpretativista, nossa proposta foi identificar se a epistemologia presente nos PPC é SULeada ou NORTEada, isto é, voltada às vozes do Sul ou age em prol dos saberes do Norte, os quais são hegemônicos, portanto, de natureza eurocêntrica. Identificamos, a partir do corpus analítico, que o ato de sulear a educação linguística do espanhol nesses currículos é uma prática presente, ainda que os documentos analisados não prescrevam epistemes suleadoras.