Ensino do PLE/PLA no projeto Destino Brasil
Preparação de materiais a partir de uma atitude decolonial
Resumo
As pesquisas sobre o ensino de línguas estrangeiras, no campo da linguística aplicada, vêm se reestruturando, com a inclusão de temáticas como cultura, identidade, interculturalidade e decolonialidade. O foco se volta para os espaços discursivos criados, a geopolítica do poder e as práticas crítico-reflexivas que buscam a valorização de vozes minoritárias ou negligenciadas, como as do sul global. Nesse contexto, esse trabalho tem o objetivo de analisar as atitudes decoloniais perceptíveis em um curso de PLE/PLA ofertado no Projeto Destino: Brasil, da Andifes, em 2021. A partir de uma abordagem qualitativa, do tipo exploratória, e dos estudos das ementas, planos de curso e materiais preparados, é possível identificar uma aproximação com uma agenda decolonial, com questões relacionadas à cultura e identidade. Como resultados preliminares, ficou evidente a presença de uma didática decolonial no curso analisado, e a busca pelo estreitamento de relações entre instituições do sul global.Downloads
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Publicado
2025-04-11
Como Citar
Santos, E. M. (2025). Ensino do PLE/PLA no projeto Destino Brasil: Preparação de materiais a partir de uma atitude decolonial. Revista Linguagem & Ensino, 25(2). Recuperado de https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/rle/article/view/28824
Seção
Artigos
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