Transgressão da extensão universitária nas fronteiras do Aqui-Agora

Ensino-aprendizagem de línguas amanhã e além

  • Valdeni da Silva Reis
  • Isabela Oliveira Campos
  • Carolina Fernandes Archer
  • Nathalie Alacoque Barros
  • Brenda Kelly Lopes do Nascimento
  • Anna Flávia Souza Martins
  • Esther Rocha Gomes
  • Pedro Henrique Carvalho Domingos
  • Kely Cristina Silva

Resumo

O objetivo do presente trabalho é analisar a concepção, implementação e desdobramentos de uma ação realizada pelo projeto de extensão “NOME DO PROJETO”, durante a pandemia de Covid-19 no ano de 2021: o NOME DO PROJETO Vai Além. Baseamo-nos em pressupostos teóricos da Linguística Aplicada, a partir de uma perspectiva decolonial. Apoiamo-nos, metodologicamente, nos construtos da pesquisa qualitativa interpretativista, lançando mão da análise quantitativa, para apresentar resultados sobre o alcance da ação aqui discutida. Assim, além de questionários, analisamos os relatos escritos pelos professores de línguas que participaram da referida ação. Os resultados indicam que, em tempos conturbados e incertos, a universidade precisa revestir-se de sua vocação e assumir sua responsabilidade social de se abrir para o diálogo e colaboração com a comunidade, indo além ao desafiar as fronteiras do aqui-agora; do perto-longe, de hoje-amanhã.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2025-04-11
Como Citar
da Silva Reis, V., Oliveira Campos, I., Fernandes Archer, C., Alacoque Barros, N., Lopes do Nascimento, B. K., Souza Martins, A. F., Rocha Gomes, E., Carvalho Domingos, P. H., & Silva, K. C. (2025). Transgressão da extensão universitária nas fronteiras do Aqui-Agora: Ensino-aprendizagem de línguas amanhã e além. Revista Linguagem & Ensino, 25(2). Recuperado de https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/rle/article/view/28825